Projeto comemora o plantio de 10 mil mudas na Praia de Barra do Rio, em Extremoz

 


Em consonância com o Dia da Mãe Terra, celebrado mundialmente na última segunda-feira 22, o projeto ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ resgata a importância da preservação ambiental e comemora o plantio de 10 mil mudas de Rhizophora mangle, conhecido como mangue-vermelho, na praia de Barra do Rio, em Extremoz, na Grande Natal. Um outdoor foi instalado no local para eternizar o momento.

A iniciativa, que teve início em 2005, é parte de um amplo esforço de recuperação do manguezal local. O projeto é liderado pelo educador ambiental Paulo Gerson, professor de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Potiguar (UnP), e conta com a participação de voluntários da comunidade, entre crianças e adultos, além de estudantes de Biologia da Instituição.

Projeto Se Essa Rua Fosse Minha

“As árvores já atingiram uma altura que varia entre quatro e cinco metros, exibindo galhos densos e folhagem exuberante, evidenciando o sucesso do projeto e seu impacto positivo na paisagem local, contribuindo para a melhoria do ambiente costeiro”, relata o docente.

No último sábado (20), mais de 50 pessoas se reuniram para participar de uma ação que contribuiu significativamente para os esforços de restauração da área. Durante o evento, foram realizadas atividades como plantio de mudas de mangue-vermelho, coleta de lixo, trilhas ecológicas terrestres e aquáticas.

A programação fez parte das atividades da campanha de engajamento dos 43 anos da UnP, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, com o objetivo de fortalecer as raízes potiguares.

“O plantio de 10 mil mudas na praia de Barra do Rio é mais do que uma ação ambiental, é um compromisso renovado com a preservação da Mãe Terra. Essas árvores não apenas embelezam nossa paisagem costeira, mas também sustentam ecossistemas vitais. Estamos orgulhosos de fazer parte deste esforço que beneficia não apenas o meio ambiente, mas toda a comunidade local”, frisa o diretor da UnP, Guilherme Guerra.

A ação também teve parceria do Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte de Natal, Prefeitura Municipal de Extremoz, Secretaria Municipal de Educação, em nome da Escola Municipal Isaías Lopes, Cooperativa dos Balseiros de Barra do Rio e Dromedunas Turismo.