Sete trechos de praias do RN estão impróprios para banho, aponta boletim
O primeiro Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, referente a março de 2024, divulgado nesta sexta-feira (1), revela que sete dos 51 trechos analisados estão impróprios para banho.
As áreas identificadas como impróprias compreendem a Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal; Rio Pium (Balneário Pium e Ponte Nova), ambos em Parnamirim; além da Foz do Rio Pirangi e Pirangi do Sul (Igreja), em Nísia Floresta. Também foram consideradas impróprias as praias de Maxaranguape (Maracajaú) e Touros.
No total, foram coletadas 51 amostras de água, sendo classificadas como pontos de monitoramento 33 trechos ao longo da faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.
O levantamento é realizado com base na análise da quantidade de coliformes termotolerantes presentes nas águas, seguindo as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
O estudo é fruto de uma colaboração entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), como parte do Programa Água Azul.