Declaração de estoque do caranguejo-uçá estará disponível em Extremoz nos dias 07 e 08 de março na secretaria de Pesca

 

Foto: IBAMA

A partir do próximo dia 11 de março, terá início o terceiro período de defeso para o caranguejo-uçá, que se estenderá até o dia 16 de março. Durante esse período, ficam proibidas ações que envolvem a captura, manutenção em cativeiro, comercialização, transporte, beneficiamento, industrialização e armazenamento do caranguejo-uçá.  

Aqueles que têm autorização para realizar o transporte e a comercialização de produtos relacionados a essas espécies durante o defeso devem realizar a declaração de estoque na sede da Secretaria Municipal de Extremoz, das 8h às 14h nos dias 07 e 08 de março, localizada na rua Principal da Praia de Pitangui, nº 36. Mais informações pelo WhatsApp  (84) 98123-9667.  Essa declaração deve ser emitida antes do início do ciclo do defeso, de forma detalhada a relação de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.

O secretário municipal de Pesca de Extremoz, Taziano Costa informa que o período de defeso da espécie do caranguejo-uça é regulada no inciso IV do artigo 2º conforme Portaria SAP/MAPA N° 325, de 30 de dezembro de 2020. O secretário explicou que a proteção da desova é necessária para a preservação da espécie. “Além de ser um crime ambiental, o propósito é o de resguardar a reprodução do Caranguejo-Uçá, que garante o sustento de muitas famílias”, disse.

O defeso

Popularmente conhecido como andada, o período de defeso do caranguejo-uçá é quando macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento, garantindo a continuidade da espécie. O período de defeso do caranguejo-uçá ocorre nas fases da lua nova e lua cheia.

A espécie se torna mais vulnerável porque os animais saem em massa das tocas em busca de parceiros, fenômeno denominado como “andada”, facilitando a captura.