Natal oferece exames de mamografia de forma itinerante na UBS Passo da Pátria

 


Mulheres com idade a partir de 40 anos poderão realizar exames de mamografia até a próxima quinta-feira (28), das 7h30 às 16h30, na Unidade Básica de Saúde Passo da Pátria, localizada na Travessa Ocidental de Baixo, 27, no bairro Alecrim. Os exames são realizados de forma itinerante durante todo o ano, pelo prestador Grupo Reviver, em diversas Unidades de Saúde do município, com a intenção da descoberta precoce do câncer de mama.

As mulheres podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não precisa de solicitação de exame para receber o atendimento.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente nas mulheres (depois do de pele não melanoma), com a previsão de 74 mil novos casos por ano até 2025 no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda a mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, mesmo sem a presença de sintomas. A doença tem cura se detectada a tempo, por isso o diagnóstico precoce é importante para o êxito no tratamento.