Criminosos usam aplicativo falso do Imposto de Renda 2024 para roubar dados do contribuinte
A Receita Federal divulgou, na segunda-feira (18) um golpe que está sendo usado por criminosos virtuais para roubar dados dos contribuintes. O alerta acontece quatro dias após a abertura do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda.
A instituição alertou para emails e mensagens que estão sendo divulgados por golpistas para a instalação de um aplicativo que permitiria o envio dos dados para o governo. O endereço, no entanto, é falso e leva o usuário a instalar um malware (software malicioso), projetado para danificar sistemas, roubar dados e até causar lentidão no computador ou celular.
Os golpistas utilizam as mesmas lojas de aplicativos usadas pela Receita (PlayStore e App Store) e com logotipos parecidos com o da instituição. Porém, é preciso que o usuário fique atento com o desenvolvedor do aplicativo antes de baixar o programa.
O desenvolvedor do app Meu Imposto de Renda e do aplicativo da Receita se chama Serviços e Informações do Brasil, que é o responsável pelas plataformas do governo federal.
A Receita Federal alerta ainda que os aplicativos oficiais podem ser baixados neste link, na PlayStore (para Android), e neste link, na App Store (para iOS). É preciso também ter a conta ouro ou prata no portal gov.br para preencher a declaração usando o aplicativo.
A declaração online pode ser feita por meio do portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), clicando neste link (https://mir.receita.fazenda.gov.br/portalmir/pagina-inicial).