Patrocínio do Governo do RN ao futebol é suspenso

 


Os repasses do programa “Nota Potiguar” para o futebol do Rio Grande do Norte foram suspensos pelo Governo do Estado. A confirmação foi feita pelo presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, e pelo secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, nesta quarta-feira 13. Uma reunião com representantes dos clubes está marcada para esta quinta-feira 14. Apesar do anúncio da suspensão ter sido feito apenas hoje, os repasses referentes a este ano não foram realizados.

Segundo Vanildo, a informação foi confirmada por pessoas ligadas à federação e pelo presidente do ABC, Bira Marques, que conversou com o secretário Carlos Eduardo Xavier. Apesar de a notícia da suspensão surgir após a rejeição do aumento do ICMS na Assembleia Legislativa do RN, o acesso aos recursos já não estava ocorrendo. O repasse do valor, estimado em R$ 2,5 milhões, obtido pelo programa através da troca de ingressos para os clubes, não aconteceu em 2023. Já havia um acordo para que o repasse ocorresse em 2024.

Vanildo expressou surpresa com a decisão e tentou contatar diretamente o secretário, sem sucesso até o momento da publicação. O presidente planeja procurar a governadora Fátima Bezerra para realizar uma reunião, esperando que ela repense a suspensão do programa. Ele destacou a eficácia do projeto na arrecadação do estado e questionou a decisão.

O América, cujo presidente eleito é o deputado estadual Hermano Morais, será um dos afetados pela medida. Apesar de fazer parte da bancada governista, Morais votou contra o aumento do ICMS.

*Com informações da Tribuna do Norte.