Caravana Jardim de Histórias chega às Escolas Municipais de Natal

Idealizado e dirigido pelas psicólogas e escritoras Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt, o projeto "Caravana Jardim de Histórias" surgiu como uma plataforma criativa que utiliza a arte literária como ferramenta educativa, propondo um plano de ações em escolas potiguares, incluindo  a distribuição de livros de autoria do núcleo.

Através das obras “Filho por amor: a história de Guido”, “Algodão-doce, carrossel e a madrasta” e “As Casas de Clara”, o projeto traz um novo olhar sobre temas que estão presentes nos lares, mas que muitas vezes, são sensíveis para as crianças: adoção, novos arranjos familiares, separações de pais, vínculos afetivos com madrastas/padrastos, entre outros.

A iniciativa de conversar com as crianças através das histórias, visa também desconstruir, de uma forma lúdica, eventuais preconceitos que possam existir no âmbito escolar com relação às crianças que pertencem a um arranjo familiar que não seja a tradicional família nuclear (pai, mãe e filhos biológicos), auxiliando as instituições na condução desses temas tão relevantes e que podem afetar o desenvolvimento infantil. Além de trabalhar a literatura, a interpretação de histórias e resgatar o hábito de leitura entre as crianças.

A proposta do Jardim de Histórias é a partir das expressões de arte, como a literatura e o audiovisual, a gente ter instrumentos que mobilizem afetos para nos ajudar na discussão dos temas que nós trabalhamos. Que são temas que envolvem a família, então são temas que despertam afeto e a gente aprende que essa 'costura' entre arte e psicologia faz um casamento muito bonito”, destaca Andréa Maux – uma das idealizadoras do projeto.

Geórgia Hackradt reforça: “Os livros foram pensados com muito cuidado, desde as temáticas até as ilustrações. Nossa intenção é aproximar o leitor de temas que são sensíveis, fazendo isso de forma delicada e responsável.”

Desde setembro o projeto desenvolve seu plano de ações, e as obras vêm sendo trabalhadas dentro das escolas previamente selecionadas. Diva Tavares, professora e uma das peças-chave do projeto, ressalta a importância da literatura como instrumento de discussão de temas na sala de aula: “A presença da literatura infantil na sala de aula fortalece a compreensão, atuando como um importante instrumento de educação que favorece a formação humana, que encontra sua completude com os temas presentes nos livros. A literatura assume um papel educativo na medida em que os alunos ao se manifestarem no diálogo em sala, apresentam seus pontos de vista. A experiências de ler os livros ‘Algodão doce, carrossel e a madrasta’; ‘Filho por amor: a história de Guido’ e ‘As casas de Clara’, na sala de aula com alunos, pequenos leitores, é a oportunidade de fazê-los vivenciar pela ficção suas prováveis experiências.

O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Colégio CEI. É uma realização do Núcleo Jardim de Histórias.

Programação

Sexta – 17 de novembro - E. M. Arnaldo Monteiro - Neópolis                   

Quarta – 22 de novembro - E. M. João XXIII -  Alecrim      

Quinta - 23 de novembro - E. M. Santa Catarina – Santa Catarina

Sexta - 24 de novembro -  E. M. Reginaldo Ferreira Neto – Nossa Sra. da Apresentação

Segunda - 27 de novembro - E. M. Eudo José Alves - Nossa Sra. da Apresentação

Terça - 28 de novembro - E. M. Professora Angélica de Almeida Moura - Quintas           

Quarta – 29 de novembro - E. M. Vera Lúcia Soares Barros - Pajuçara   

Quinta – 30 de novembro - E. M. Francisca Ferreira – Bom Pastor

Sexta -  01 de dezembro - E. M. Prof. Bernardo do Nascimento – Felipe Camarão