Extremoz obtém nota máxima no que diz respeito à transparência de gastos públicos no sistema Confúcio do MPRN


De acordo com relatório do Ministério Público do RN feito por meio do sistema de análise Confúcio, que monitora os Portais da Transparência dos Municípios e câmaras municipais e disponibiliza o ranking de gastos, inclusive com Covid-19, o município de Extremoz atingiu nota máxima no que diz respeito à transparência de gastos públicos.

São diversos critérios de avaliação dos portais desenvolvido pelo Laboratório de Ciência de Dados do Ministério Público do Rio Grande do Norte - MPRN com o objetivo de atribuir notas ao desempenho dos entes públicos no cumprimento da legislação relativa à política de transparência.

Extremoz alcançou a pontuação total de 800 pontos após a avaliação de oito quesitos, foram eles: Saúde (100 pontos); Qualidade dos dados (100 pontos); Usabilidade (100 pontos); Disponibilidade do portal (100%); Série Histórica (100 pontos); Qualidade da Despesa (100 pontos); Qualidade do Gasto Público (100 pontos) e Qualidade da Compra Pública (100 pontos).

Para a prefeita Jussara Sales, a transparência com os gastos públicos é o principal compromisso da gestão. “É preciso ser responsável e bastante rigoroso com a transparência dos recursos que sabemos que não são inesgotáveis e, por isso mesmo, devem ser utilizados com extrema seriedade e compromisso com o bem público”, pontuou a prefeita.

Cada um dos critérios recebe 100 pontos máximos. Para mais informações, acesse o portal Confúcio do MPRN: https://confucio.gaeco.mprn.mp.br