Natal, Mossoró e Currais Novos são as cidades do RN que vão receber neste sábado o Festival Paralímpico
Natal, Mossoró e Currais Novos são as cidades do Rio Grande do Norte que vão receber neste sábado o Festival Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa visa proporcionar a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica.
As inscrições estão abertas pela internet. A programação vai das 8h às 12h. Em Natal, as atividades serão realizadas no Ginásio da UFRN; em Mossoró, o festival será no Ginásio Poliesportivo da UERN; em Currais Novos, será no Aero Clube, na Avenida Coronel José Bezerra, 299.
De acordo com o IBGE, 9,9% da população potiguar com 2 anos ou mais de idade tem alguma deficiência. Percentual inclusive acima da média nacional, que é de 8,9%.
- Muitas dessas pessoas ainda são crianças, e às vezes, por desconhecimento dos pais, são 'condenadas' a uma vida escondida, dentro de casa. Os pais e as crianças precisam saber que existem alternativas para as pessoas com deficiência terem qualidade de vida, esporte e lazer, dentro de suas limitações. O Festival existe para apresentar essas possibilidades - conta Dário Gomes, presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef).
Além de difundir o Movimento Paralímpico por todo o país, o evento também celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).
No total, o Festival Paralímpico será realizado em 118 cidades de todo o país (veja todos os locais).