Governo do RN instala sede em Mossoró

Entre os dias 27 e 29 de setembro, Mossoró é a sede do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A escolha da data é devido às comemorações pela passagem dos 140 anos de libertação dos escravos, em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea, considerada a festa cívica mais significativa do município.

"Com alegria e satisfação renovada estamos aqui com todo nosso time instalando o Governo do Rio Grande do Norte no chão de Mossoró. E neste chão sagrado da UERN, que é patrimônio do nosso Estado. Estamos celebrando os 55 anos desta instituição com avanços muito importantes que dão patamar civilizatório para nossa população e para a educação”, disse a governadora Fátima Bezerra no seu discurso, na noite desta quarta-feira, 27.

Com a presença de todo o secretariado do Governo do Estado, da reitora da Uern Cecília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, além de parlamentares, no primeiro momento houve o descerramento da placa de instalação do Governo, quando foi destacada a importância da Universidade para a população. A governadora anunciou avanços importantes como a formalização do acordo histórico entre o Governo Federal, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Governo do Estado, divulgada recentemente e que assegura R$ 593 milhões para a educação através do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

“Estamos aqui muito felizes por saber que hoje a UERN tem autonomia plena tanto financeira como econômica. Reestruturamos para a educação o plano de cargos e salários. E agora estamos nos empenhando para lançar o edital do concurso para novos professores até dezembro”, complementou a governadora Fátima Bezerra.

Para a reitora da UERN, Cecília Maia, o momento é impulsionador. “A gente só acredita numa sociedade mais justa e igualitária se tivermos avanço na educação; e estamos avançando cada vez mais. Agradecemos em nome de nossa comunidade todo o empenho do governo do Estado do Rio Grande do Norte. Já formamos aqui mais de 56 mil profissionais. É um patrimônio vivo do nosso estado, e a governadora faz parte disso”, destacou a reitora.

Além da pauta da educação, o Governo cumprirá agendas com as outras pastas sempre com a presença da governadora Fátima Bezerra e os secretários com ações previstas nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração.

Após o descerramento da placa, assinaturas importantes foram feitas como a sanção da Lei de Assistência Social e assinatura da entrega das outorgas e acordos de parcerias entre Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e municípios.