Festival Memórias que homenageia idosos acontece no Parque das Dunas neste domingo (01)

A cantora Dani Negro e o produtor cultural Marcelo Veni realizam a 3ª edição do Festival Memórias, projeto que foi criado na pandemia para celebrar o dia nacional do Idoso.

Suzete Sales instrumentista do grupo As Potiguaras, a cantora Dodora Cardoso, o compositor e cantor João Ribeiro e Erivan Seixas músico e produtor do Tributo a Raul Seixas são os convidados especiais da edição de 2023. Lucinha Lira, Mirabô Dantas, Aécio Queiróz, Genilza Guanabara, Carlos Ponta Negra e o poeta Pael participaram das primeiras edições.

O projeto é apoiado pelo Edital da Economia Criativa do Sebrae RN, e busca através da música incentivar uma ótica diferente para os idosos e repensar o modo de como envelhecemos e a necessidade de proteção e de cuidados para essa população.

O Festival Memórias tem direção musical do violonista Marcelo Tavares e a banda é formada pelos músicos Wanderlan Scooby nos teclados, Larry Mateus na bateria e Augusto César no contrabaixo.
                                                                                                                                                        Para o produtor Marcelo Veni o Festival Memórias ‘’é um projeto com mais amor ao próximo, mais cumplicidade, mais acolhimento e que ao mesmo tempo aponta para a necessidade de se preencher uma lacuna na agenda cultural da cidade: que é a falta de eventos para a terceira idade.’’ Durante a semana o projeto levou programação musical para o Instituto Juvino Barreto e para o Lar da Vovozinha.

Para Dani Negro ‘’o Festival Memórias é um momento de acolhimento e visibilidade para que sejam extintos os preconceitos criados. Precisamos enquanto sociedade abraçar esses idosos, apoiar as iniciativas que lutam pelos seus direitos e protagonismo.’’

O envelhecimento é uma das poucas experiências humanas universais que conectam todos nós. No segundo em que alguém nasce, a trajetória rumo ao envelhecimento começa.
Estudos levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil.

O estudo também mostra que esse número vem crescendo por causa dos avanços da medicina, que aumentou a expectativa de vida da população. Até 2050, a sociedade global terá mais pessoas consideradas “idosas” aos olhos de hoje do que pessoa “jovens”

‘’Apresento no show um repertório que tem um olhar também para esses novos idosos que estão nas academias e nos parques cuidando do corpo, outros estudando, viajando, e também namorando ou procurando alguém para amar.’’ Conclui a cantora.

Serviço:
Festival Memórias
Domingo, 01 de outubro - 16h Parque das Dunas
Show da cantora Dani Negro com as participações de Suzete Sales, Dodora Cardoso, João Ribeiro, Erivan Seixas.
Gratuito