'A Invenção do Nordeste' chega pela primeira vez ao palco do Teatro Alberto Maranhão

 


A peça "A Invenção do Nordeste", do Grupo Carmin, fará sua primeira apresentação no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Será neste domingo (9), às 18h. Os ingressos estão à venda pela internet ou direto na bilheteria do TAM.

O elenco conta com Henrique Fontes, Rafa Guedes e Igor Fortunato. A direção é de Quitéria Kelly.

"A Invenção do Nordeste" aborda o surgimento e a trajetória histórica da região Nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. Motivada por reações xenófobas, manifestadas na internet durante as eleições de 2014, a atriz Quitéria Kelly encontrou na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir sobre as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro "A Invenção do Nordeste e Outras Artes".

Pablo Capistrano e Henrique Fontes, então, escreveram uma autoficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores nordestinos na disputa pelo papel de um personagem nordestino. Durante a preparação, a identidade nordestina entra em xeque.

A peça foi a obra brasileira mais premiada em 2019 - ganhou Prêmios Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural, Questão de Crítica.