Unidade móvel Sesc Saúde Mulher volta a atender em Apodi no mês de junho



A partir da próxima quarta-feira, 7 de junho, as mulheres do município de Apodi, a 340km de Natal, terão a oportunidade de realizar cuidados necessários com a saúde de forma totalmente gratuita. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher volta a se instalar na cidade, oferecendo exames preventivos e mamografias para mulheres entre 25 a 69 anos. A última vez que o serviço foi ofertado em Apodi foi no ano de 2019. 

Ao todo, serão disponibilizadas vagas para 500 exames preventivos, que podem ser realizados por mulheres com idades entre 25 e 64 anos, e outras 500 vagas para mamografias, destinadas ao público com 50 a 69 anos de idade. A carreta estará estacionada no calçadão da lagoa, na rua Raimundo Cristino da Silva, Centro. 

As interessadas em realizar os exames devem procurar os agentes de saúde da prefeitura de Apodi ou comparecer presencialmente na própria unidade móvel, para realizar os agendamentos enquanto ainda houverem vagas. Os documentos exigidos são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A solenidade de inauguração da unidade está marcada para as 18h, do dia 6 (terça-feira), e contará com a presença de autoridades do município e do Sistema Fecomércio para realizarem a abertura oficial dos atendimentos. 

Com mais de dez anos de atuação no estado, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um projeto pioneiro no âmbito nacional, e já realizou mais de 75 mil exames desde o início de sua atuação. O projeto é considerado uma importante ferramenta na prevenção e combate ao câncer no RN, com reconhecimento de diversos órgãos, tendo passado por 42 municípios em 64 instalações. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no país, e em terceiro lugar está o do colo do útero. Somente no Rio Grande do Norte, foram estimados cerca de 1420 novos casos dessas doenças para este ano de 2023. Esses dados reforçam e motivam o funcionamento da unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ao longo de todo o ano. 

  

Serviço: 

O que? Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Apodi. 

Onde? Calçadão da lagoa, Rua Raimundo Cristino da Silva, Centro, Apodi. 

Quando? 

  • Instalação: 06 de junho, às 18 horas. 
  • Atendimento: 07 a 29 de junho. 
    • Segundas das 13h às 17h; 
    • Terças à Quintas das 08h às 12h e das 13h às 17h; 
    • Sextas das 08h às 12h. 

Agendamento: Em andamento com os agentes de Saúde do Município ou presencialmente na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, enquanto houver vagas (as vagas para mamografias já se encontram esgotadas). 

Documentos (cópias): RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. 

Exames: 500 preventivos (25 a 64 anos) e 500 mamografias (50 a 69 anos).