Câmara de Extremoz aprova PL de Damares de Sales para reconhecer Festa de São João Batista como patrimônio público e imaterial
Uma das festas religiosas mais tradicionais de Extremoz, a de São João Batista, na Praia de Pitangui será reconhecida como patrimônio público e imaterial, graças ao Projeto de Lei de nº 1.010, de autoria da vereadora Damares de Sales, aprovado por unanimidade na 22ª sessão ordinária desta quinta-feira (18).
De acordo com a vereadora Damares de Sales, a aprovação é o reconhecimento da importância religiosa que a festa tem para os moradores da Praia de Pitangui. “Ganha o município, que organiza suas informações históricas e culturais, passando a conhecer melhor suas tradições no intuito de elaborar e executar políticas públicas. Mas, sobretudo, ganha a comunidade local, que passa a compreender de maneira mais ampla a sua história e a real importância desse festejo tradicional em nossa praia, além de ser um meio de gerar renda aos moradores”, explica a vereadora.
A festa
As comemorações ao Santo São João Batista acontecem sempre no mês de junho, onde a comunidade da Praia de Pitangui, distrito de Extremoz, celebra a festa do padroeiro.