Se as eleições fossem hoje, Jussara Sales seria reeleita prefeita de Extremoz, segundo pesquisa

 


Não sou analista político e não tenho essa pretensão. Sou apenas um operário das palavras que trabalho para ganhar o pão de cada dia. Sou jornalista e tenho como missão divulgar notícias sem fazer juízo de valores ou emitir opinião. Isso eu deixo para o leitor. Mas vou me “ariscar” a fazer uma análise da divulgação da pesquisa divulgada pelo Blog do BG sobre os as eleições em Extremoz. (Se fossem hoje).

A matemática é uma ciência exata, não existe “remendo”, dois mais dois são quatro e pronto, não tem mágica.  Na pesquisa além das intenções de votos foram avaliados outros itens, porém vou apenas comentar os percentuais da espontânea, da estimulada e rejeição. 

Na espontânea, Jussara Sales obteve 19% dos votos dos entrevistados enquanto o Capitão Vinícius, Enilton Trindade e Klaus Rego tiveram 5,5%. O atual ex-prefeito Izidoro teve 1,8%, Eduardo Mota 1,5% e o vereador Jordão 1,3%. E outros 43% ainda não sabem em quem votar.

Na estimulada, a prefeita Jussara Sales continua liderando com 18%, Klaus Rego 15,3%, Enilton Trindade e Capitão Vinícius empatados com 14%, Eduardo Mota 4,8%, Barreto Jr (que não é candidato) 4,0% e o vereador Jordão 3,0%. E outros 9,5% ainda não sabem em quem votar

Em relação a rejeição, a prefeita Jussara Sales ficou com 23,3%, Enilton Trindade 10%, Klaus Rêgo 8,5%, Capitão Vinícius 4,8%, Eduardo Mota 4,3%, Jordão 4,0%.

Esses são os números divulgados conforme a pesquisa.  Na espontânea e estimulada Jussara Sales seria reeleita prefeita indiscutivelmente. Isso é fato! No jogo, vence quem tem mais votos e segundo os dados apresentados, a atual prefeita vence nas duas situações faltando um ano e meio para o fim da sua gestão.

No quesito rejeição, em quase todas as pesquisas para Governo do RN, Fátima Bezerra era a mais rejeitada e o povo do RN presenciou a “surra de saia” que ele deu nos adversários se elegendo no primeiro turno. É só pesquisar no Google que encontrará várias reportagens apontando a liderança de Fátima na rejeição em 2022. Por tanto, rejeição é a soma dos votos dos adversários (oposição).

O ponto positivo é que a prefeita Jussara Sales seria reeleita segundo a pesquisa DATA VERO/BG EXTREMOZ que foi realizada nos dias 15 e 16 de abril e ouviu 400 eleitores. A margem de erro é de 3% e a confiabilidade é de 95%.


Nilson de Castro