Clotilde Tavares compartilha memórias e pesquisa em podcast

 


Criada na cultura popular e estudiosa do tema, a escritora, dramaturga e professora universitária Clotilde Tavares apresenta a série de podcasts “Romanceiro Vivo”, no próximo domingo, 19 de março, às 19h, em plataformas digitais. Após o lançamento, cada novo episódio será disponibilizado sempre às sextas-feiras, a partir das 10h.

A data escolhida é emblemática por ser dia de São José e aniversário da romanceira Dona Militana Salustino do Nascimento (1925-2010), considerada a maior guardiã da memória desse gênero.

Como o título anuncia, a série trata principalmente do romanceiro, poesia tradicional cantada transmitida informalmente, de autoria anônima. Com a simplicidade do tema, o podcast promete também linguagem fácil e divertida, dirigida ao público em geral. Serão oito episódios, com cerca de meia hora. Cada um será encerrado com um romance, cantado por Clotilde e acompanhado pela rabeca do potiguar Caio Padilha, autor também do tema de abertura e das vinhetas.

Apesar de ter sido professora de Folclore na Universidade na Federal do Rio Grande do Norte por 10 anos, o interesse da autora não é apenas acadêmico.

Na série, Clotilde explica sobre essas narrativas ibéricas, nascidas na Idade Média, que circulam em Portugal e Espanha, chegando ao Brasil – objeto de estudo compartilhado com o professor Deífilo Gurgel, que a antecedeu na cadeira de Folclore.

A professora se tornou referência no assunto e depois da aposentadoria, em 2002, ouviu muitas sugestões e pedidos de curso com a temática, mas preferiu inovar no formato.

Com o podcast, Clotilde vai compartilhar o conhecimento, como nas aulas, mas sem toda a preocupação e formalidade do curso. “Eu vou disponibilizar na internet para quem quiser ouvir, porque aí eu não me preocupo se o aluno tá assistindo a aula, se ele tá dormindo enquanto a aula tá ligada, se ele já pagou, a senha pra entrar, a senha pra sair”.

Serviço| “Romanceiro Vivo”, por Clotilde Tavares

Série de podcasts semanais

Estreia: 19 de março (domingo), 19h, no YouTube, Spotify e outras plataformas

Novos episódios: Toda sexta, 10h