19 de março: No Dia de São José, nordestinos renovam esperanças por chuvas

 

Foto- Reprodução Badalo

Nesta domingo, 19 de março, é celebrado o Dia de São José, santo das chuvas.  São José é um santo popular da Igreja Católica, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo e considerado o protetor da família, da Igreja e o padroeiro dos trabalhadores. 

A data carrega um significado especial para o sertanejo nordestino. Segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta. 

A figura de José é importantíssima para o Catolicismo. Ele faz parte do projeto de Deus, dando legitimidade à pessoa de Jesus, pois este sendo Filho de Deus, também deveria ter um pai adotivo e o escolhido foi José, descendente de Davi, visto que o Messias deveria vir desta linhagem ou família.

José é um grande exemplo de conduta e de amor ao próximo, e que deve ser seguido pela humanidade, devido ao amor incondicional que dedicou a Jesus e a Maria.

José é lembrado através de cenas de sua vida cotidiana, retratada por diversos artistas ao longo dos séculos, principalmente, no período do Renascimento e no Barroco.

José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente, na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.

José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e deveriam permanecer lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galiléia.