Prefeitura de Parnamirim decide aterrar Buraco Azul
A Prefeitura de Parnamirim decidiu nesta terça-feira (14) aterrar o “buraco azul”. O aquífero surgido após obras de saneamento no bairro de Santa Tereza será fechado para se impedir a poluição do lençol freático existente na região. A gestão municipal, no entanto, não descartou um parque público na área.
A medida também foi tomada após o uso descontrolado por moradores e curiosos que se passaram a utilizar o “buraco azul” como balneário. A sugestão de fechar o buraco foi discutida na segunda-feira (13) durante audiência pública na Câmara Municipal de Parnamirim.
Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas do ponto de vista geológico, hidrogeológico e da engenharia civil, a fim de serem elaboradas propostas que desenvolvam o local da melhor maneira possível. Também foram colocadas em pauta questões referentes à coloração da água.
Os especialistas em hidrologia ouvidos na audiência informaram que o local poderia ser escavado no futuro para a construção de um lago artificial. O aterramento, segundo professores do Departamento de Geologia da UFRN, vai garantir a segurança do lençol freático.
Na manhã desta terça-feira, representantes da prefeitura de Parnamirim decidiram por acatar as sugestões técnicas e aterrar o “buraco azul”. No entanto, o projeto turístico pensado para a área será mantido. A ideia é construir no local um parque público.
Imagens do fechamento do lago foram publicadas pela ex-vereadora de Parnamirim professora Nilda.