Fecomércio RN: há 74 anos pelo desenvolvimento da economia potiguar

 


Artigo de Marcelo Fernandes de Queiroz

Quando o mundo ainda se recuperava do período pós-guerra, começava a surgir no Brasil um sentimento desenvolvimentista, com uma nova visão de futuro e um comércio próspero.  É neste ambiente que, em 10 de janeiro de 1949, nasce a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fecomércio RN.

No mesmo ano, a instituição garantiu reconhecimento como Associação Sindical pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, e depois, a filiação na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC).

A consolidação como entidade se deu com a emissão da Carta Sindical, documento emitido pelo Ministério dos Negócios, que é o ato de concessão do Poder Público outorgando a existência como sindicato de representação da categoria.

Desde então, há 74 anos, a entidade que representa a maior parcela do setor produtivo do estado, vem desempenhando um papel relevante no fortalecimento da economia potiguar, trilhando uma jornada de sucesso em parceria com o desenvolvimento.

Atualmente, o Sistema Fecomércio, que engloba o Sesc, nosso braço social, e o Senac, nossa extensão com foco em capacitação profissional, está entre os maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo e, no Rio Grande do Norte, consegue estar presente em todas as regiões do território potiguar.

Finalizamos o ano passado impactando socialmente mais de 1 milhão de potiguares por meio dos nossos serviços prestados, entre consultas, exames, vacinas, alimentação balanceada e ações de educação e cultura realizadas pelo Sesc, por meio dos seus programas de apoio e assistência.

Também fechamos 2022, com mais de 20 mil matrículas em cursos de qualificação em diversas áreas de atuação. Destas, mais de seis mil foram ofertadas gratuitamente, por meio do Programa Senac de Gratuidade, que tem como foco garantir o acesso à educação profissional de qualidade para população de baixa renda.

Esses são apenas alguns números grandiosos encabeçados pelos nossos principais eixos de atuação, que se ramificam nas inúmeras ações promovidas pelo Sistema em todo RN.

Nestes 74 anos, a Fecomércio RN se consolidou como a maior e mais representativa entidade do Comércio, abrangendo os setores de Bens, Serviços e Turismo. Defendemos nossas bandeiras e falamos em nome dos empreendedores que respondem por cerca de 78% do PIB estadual, geram 74% dos empregos formais e 77% do ICMS recolhido aos cofres públicos.

Acreditamos que criar oportunidades, abrir portas e transformar vidas está na nossa essência. Para nós que fazemos o Sistema Fecomércio, o empreendedorismo é o grande pilar sobre o qual podemos construir uma sociedade mais justa e próspera, em todos os sentidos.  Seguimos firmes, pois ainda temos muito a fazer!