Secretaria Municipal de Saúde de Extremoz emite nota de esclarecimento


NOTA

Na última terça-feira (29), uma pessoa buscou a UBS de Genipabu para informar sobre uma paciente moradora de rua grávida que estava em trabalho de parto, a alguns metros da unidade, em um restaurante desativado.

A equipe de enfermagem foi até o local e verificou o estágio avançado da situação, estando a mulher já na fase expulsiva do parto. Sem a possibilidade de locomoção até a unidade ou qualquer outro local naquele momento, a enfermeira chamou a ambulância imediatamente e auxiliou no nascimento da criança, que aconteceu logo em seguida, e ficou com a paciente e o bebê até o veículo chegar e levar ambos para  o Hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as unidades básicas  de fato não são ambientes equipados para partos, mas que a equipe agiu de forma proativa diante do contexto de pouco tempo e opções que haviam, para garantir da melhor forma possível a saúde e segurança da mãe e da criança.

Ressalta também que a mulher não havia procurado a UBS anteriormente para fazer o pré natal, nem nenhum outro tipo de acompanhamento. Ela também não possui endereço fixo, nem um parentesco na comunidade ou na cidade.

A mãe e o bebê passam bem no Hospital Santa Catarina, Natal.