"Mulheres na Roda de Samba Natal" dialoga com a arte de Chris Atta


A edição potiguar do 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, que acontece neste sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 16h no Mercado da Agricultura Familiar, convidou a designer e artista plástica Chris Atta para assinar a arte da camiseta das musicistas para esta edição, inspirada em representações femininas.

Segundo a artista plástica, o desenho escolhido faz parte da coleção Mulheres de Évora e representa a poetisa portuguesa, Florbela Espanca (1894-1930), considerada uma das primeiras feministas de Portugal. Chris Atta, que é também jornalista e especialista em design pela PUC-PR, começou a retratar mulheres, em suas dores, lutas, cores e paixões quando morou em Portugal, em 2019, para fazer um doutorado em Artes e Técnicas da Paisagem, na Universidade de Évora.

Envolvida com a temática feminista, encontrou na arte uma forma de expressão e auto investigação, criando representações femininas de forma totalmente intuitiva e livre. Sobre sua escolha em retratar esse poder feminino, ela relata: “A arte é um ato político. Mas não fui eu quem escolhi as mulheres, foram elas mesmo que me escolheram para dizer o que ainda não foi dito”. A arte de Chris e o Coletivo de Mulheres na Roda de Samba Natal, composto pelas cantoras Dani Cruz, Valéria Oliveira, Dodora Cardoso e as produtoras Carol Queiroz, Camila Pedrassoli e Claudia Mariana, se encontram na visão e no propósito de enfocar o protagonismo feminino.

Desde os primórdios do samba as mulheres foram grandes fomentadoras do gênero, a exemplo das tias baianas, tia Ciata, até grandes nomes da atualidade como Leci Brandão, Alcione e Tia Surica, grande ícone do samba carioca, e que é também a homenageada desta 5ª edição do Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba, o maior movimento de mulheres na história do samba, que acontece desde 2018 com a proposta de unir rodas de samba femininas, criando uma rede entre artistas e aumentando as trocas culturais. Está presente em 70% dos estados brasileiros, oito países espalhados por três continentes e neste ano reunirá 30 rodas de samba acontecendo simultaneamente.

Aqui em Natal, as participantes se vestirão de arte e de entusiasmo em mais uma edição que contará com a participação das cantoras Dani Cruz, Dodora Cardoso, Valéria Oliveira, Hélia Braga, Kris Lima, Jôsy Ribeiro, Silvana Martins, Jane Cortez, Kaline Xai, Jaína Elne, Cleide Braga e Michelle Lima. A banda dirigida por Mônica Michelly (baixo), traz ainda os talentos de Priscila Matos (teclado e voz), Silvia Marinho (cavaquinho), Bárbara Mattiuci (violão), Valéria Oliveira (cavaco e violão), Mariângela Figueiredo (percussão e voz), Ranah Duarte (percussão), Deny Nascimento (percussão) e Mylãnne Santana (percussão). No repertório, sambas gravados por Tia Surica; do Grêmio Recreativo Escola de Samba - Portela, que celebra o seu centenário em 2023; clássicos do samba e do pagode costurado por obras de compositores e compositoras potiguares.

Para ficar por dentro de todas as novidades do encontro acesse o perfil @mulheresnarodadesambanatal no Instagram. E se você gostou do trabalho da artista Chris Atta, elas estão disponíveis em impressão FineArt para venda e podem ser solicitadas pelo direct do seu Instagram @chrisattagaleria.

SERVIÇO

Natal no 5º Encontro Nacional e internacional de Mulheres na Roda de samba – Homenagem a Tia Surica

Mercado da Agricultura Familiar

Endereço: Avenida Capitão-Mor Gouveia, 14 / R. Jaguarari, 2454 - Lagoa Nova, Natal RN

Dia 10 de dezembro, sábado, às 17h (Abertura da casa: 16h)

Vendas antecipadas: https://outgo.com.br/encontro-nacional-de-mulheres-na-roda-de-samba-natal

Realização: Coletivo “Mulheres na Roda de Samba Natal - Carol Queiroz (Caruru Produções), Claudia Mariana (MariaBoa Produtora), Camila Pedrassoli (Guria Produtora), Valéria Oliveira, Dodora Cardoso e Dani Cruz.

Patrocínio: Prefeitura do Natal, através de emenda parlamentar da vereadora Divaneide Basílio

Parceria: Mercado da Agricultura Familiar e Green Point Produções.