Governadora recebe Comenda por ações em benefício da UERN




Pelas ações desenvolvidas nos últimos anos visando o fortalecimento e a autonomia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora Fátima Bezerra foi agraciada nesta segunda-feira (05), com a Medalha da Abolição, um reconhecimento ao trabalho das pessoas que tenham prestado relevantes serviços de interesse comunitário, cultural e científicos. A comenda foi instituída pela Lei Municipal nº 20/68, da Prefeitura Municipal de Mossoró, cabendo à UERN coordenar a Comissão Permanente, que conta também com representantes da sociedade civil.

 

Em 2022, o tema “Uern autônoma, democrática e socialmente referenciada, inclusiva e includente” foi eleito pela comissão responsável pela concessão da Medalha e remete ao papel social da instituição de promover a inclusão social, através da promoção de suas políticas de acesso, e a interiorização do ensino, com estrutura multicampi, assegurando um trabalho socialmente referenciado de acolhedora e defensora das diferenças.

 

 “Agradeço ao povo do Rio Grande do Norte que me deu, hoje, na condição de Governadora, a oportunidade de entrar para a história dessa universidade junto com vocês demais homenageados, quando no exercício da governança tivemos a iniciativa de enviar projetos de lei para esta casa que significou a concretização de sonhos de gerações, no ponto de vista de avanços e conquistas para a UERN”, disse a governadora Fátima Bezerra, ressaltando a parceria com a Assembleia Legislativa no desafio cotidiano de avançar projetos de cidadania e desenvolvimento para o povo do Rio Grande do Norte.

 

“Este é um belo momento de homenagem e reconhecimento pela comunidade acadêmica dessa instituição, do conjunto de iniciativas do nosso governo para garantir a conquista dos direitos e das reivindicações que há tanto tempo lutavam, com uma atuação nossa pautada pelo respeito e diálogo com nossos deputados e deputadas estaduais em prol dos interesses do Rio Grande do Norte’, pontuou Fátima.

 

Além da governadora, os 24 deputados e deputadas estaduais receberam a medalha, e tanto o tema quanto a escolha dos agraciados foram escolhidos pela atuação dos homenageados em ações em prol da instituição e aprovação de algumas legislações recentes, que transformaram a UERN, possibilitando a concretização de suas demandas históricas.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Ezequiel Ferreira, ressaltou a importância da homenagem. “A honra de receber a Medalha da Abolição torna-se ainda mais significativa e sensibilizante não pela homenagem, mas sobretudo pela causa a que nos propusemos a lutar para fortalecer cada vez mais esta instituição de ensino. Essa homenagem veio ratificar o compromisso de todos os 24 deputados da 62ª Legislatura e da Governadora Fátima Bezerra, não só pela UERN, mas por todos os filhos desta terra da liberdade”.

 

 

Avanço da UERN

 

A Uern completou 54 anos, presente em seis municípios, com os campi de Mossoró, Natal, Assu, Caicó, Patu e Pau dos Ferros. São aproximadamente 10 mil estudantes em 56 cursos presenciais e 05 cursos de graduação em EaD, e 46 cursos de pós-graduação, sendo 22 mestrados e 4 doutorados.

 

O Governo do Estado realizou diversas ações em benefícios da instituição.  No ano passado, sancionou lei que concedeu a autonomia financeira e patrimonial da Uern. Com isso, a Universidade passou a contar com autonomia plena e também sancionou a lei que extinguiu a Lista Tríplice. Em 2022, entregou a reforma do prédio do Campus em Natal, na zona norte.

 

Por tudo isso, a reitora da UERN ressaltou no discurso na Assembleia. “É com o profundo sentimento de gratidão que eu me dirijo à Governadora Fátima Bezerra. Essas conquistas que tivemos carregam a sua marca, a sua digital. A senhora assumiu conosco o compromisso, ainda enquanto candidata ao governo de Estado, que sendo eleita, até o fim do seu mandato a UERN seria autônoma. E aqui estamos nós encerrando já o primeiro ano da autonomia, com parte dos planos de cargos já implantados e encaminhados e com a garantia que a decisão da nossa comunidade para a escolha dos nossos gestores está assegurada”, finalizou.