Extremoz finaliza segunda etapa da vacinação contra Febre Aftosa

 


Em mais uma ação de apoio da Prefeitura de Extremoz ao produtor agropecuário, a secretaria municipal de Agricultura encerrou nesta semana, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no município. 

O município fez a aquisição de doses da vacina que beneficiaram os pequenos criadores de animais, atendendo todas as comunidades onde existe criação de gado com vacinação gratuita. 

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite, etc.

A gravidade e preocupação em torno da febre não existe por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.

Sintomas: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.