Em segunda etapa de recrutamento internacional, Senac Empregabilidade encaminha mais de 60 ex-alunos para vagas de trabalho em Portugal


 

Dando continuidade ao projeto-piloto de intercâmbio de trabalho para alunos formados no Senac RN, um dos braços do Sistema Fecomércio RN para promoção da qualificação profissional no setor do comércio de bens, serviços e turismo, 64 ex-alunos da instituição foram encaminhados para participarem de um recrutamento que irá selecionar profissionais para trabalhar no setor do turismo em Portugal.

 

Esse já é o segundo processo seletivo realizado pela Rede AP Hotéis no Rio Grande do Norte, com preferência em contratar profissionais formados no Senac RN. Em agosto deste ano, sete alunos formados na área da gastronomia foram encaminhados para trabalhar em um dos sete hotéis que integram a Rede de hotéis portuguesa por meio do Senac Empregabilidade - serviço gratuito que tem como objetivo orientar e encaminhar alunos aprovados em cursos do Senac RN para vagas de estágios ou vagas efetivas no mercado de trabalho.

 

A capacitação de excelência demonstrada pelos brasileiros no país europeu trouxe o empresário e proprietário da rede hoteleira, Antônio Parente, ao Brasil com o objetivo de firmar convênios para um programa oficial de intercâmbio entre as instituições.

 

“A contratação desses brasileiros mostrou um desempenho que ultrapassou o que esperávamos, foi tão bom que vim aqui conversar sobre a possibilidade de ampliar essa parceria com o Sistema Fecomércio RN. Infelizmente, hoje, em Portugal temos uma situação delicada de falta de mão de obra especializada e eu julgo que essa aproximação vai nos ajudar a resolver essa situação”, disse o empresário.

 

O grupo AP Hotels & Resorts iniciou as atividades em 2015, com o objetivo de ser uma referência no mercado turístico algarvio. Atualmente, o grupo é composto por sete unidades hoteleiras espalhadas em cinco cidades portuguesas. Na visita do empresário à capital potiguar, ele também conheceu o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento administrado pela Fecomércio RN e que funciona como uma referência para a promoção do turismo potiguar, na formação de profissionais de excelência para o mercado.

 

A Escola Barreira Roxa tem capacidade para ofertar, anualmente, cerca de 2 mil matrículas em cursos nas áreas de Turismo e Gastronomia, como Guia de Turismo, Garçom, Cozinheiro, Bartender, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Camareira, entre outros.

 

“O trabalho que estamos desenvolvendo em prol do turismo do RN tem ultrapassado fronteiras e projetado o nosso estado no cenário internacional. Por meio de parcerias firmadas com a Alemanha, trouxemos o Projeto Verena, o Programa DEL, iniciativas que, entre outros frutos, nos trouxe premiações significativas na área do turismo sustentável, como por exemplo o ISO de sustentabilidade concedido ao Hotel Barreira Roxa de forma inédita na América Latina. E agora, temos o país de Portugal, que reconhece nosso potencial em formar profissionais que atendem as necessidades do mercado e, espontaneamente, nos procura para firmar parcerias, ou seja, um reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo em prol do desenvolvimento econômico do RN”, declarou o presidente Marcelo Queiroz.