Sesap anuncia fim de epidemia de arboviroses no Rio Grande do Norte

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou o fim da epidemia de dengue e Chikungunya no Rio Grande do Norte. A informação faz parte do mais recente boletim da secretaria que mostra o cenário epidemiológico das arboviroses até o momento. Segundo a pasta, atualmente o Estado vive um momento de endemia, pois as arboviroses continuam recorrentes, mas sem aumentos significativos no número de casos.

No que diz respeito à dengue, foram notificados, até o dia 13 de agosto, 45.142 casos de dengue no RN, dos quais 7.512 foram confirmados e 9 óbitos confirmados. Com relação à Chikungunya, foram 2.798 casos confirmados.

Em relação à Zika, foram 468 casos confirmados e nenhum óbito. Em gestantes houve 20 casos confirmados em 2022, por critério laboratorial.

Segundo o boletim divulgado, o registro de casos prováveis de dengue e Chikungunya de 2022, comparado ao de 2021, apresentou um aumento significativo. Mas, desde a 20ª semana epidemiológica do ano os números de infectados pela doença estão em queda. Atualmente o Estado está na semana 32º.

A Sesap reforça, junto à população, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:
– Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
– Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
– Não coloquem lixo em terrenos baldios;
– Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;
– Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
– Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
– Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
– Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.