Rafael Correia solicita que Prefeitura de Extremoz providencie campanhas de prevenção contra a varíola dos macacos

Preocupado com um possível surto varíola dos macacos, o vereador Rafael Correia cobrou providências do poder público. O parlamentar solicitou à Prefeitura de Extremoz que providencie, junto as secretarias responsáveis, campanhas de prevenção contra a doença. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública nesta sexta-feira 19, o Rio Grande do Norte chegou a 14 casos confirmados da varíola dos macacos. Dentre os 59 casos suspeitos, três foram em Extremoz.

 No país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 3.450 casos de varíola dos macacos foram registrados. Para Rafael Correia, o Município precisa orientar a população sobre a prevenção da doença.

É preciso que o poder público divulgue mais informações sobre essa varíola dos macacos, assim como oriente as equipes que atuam na atenção básica em relação aos sintomas, diagnóstico e tratamento de casos que possam ocorrer na cidade”, alertou.

A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox. Os principais sintomas da doença são: febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.