Dia D contra Febre Amarela acontece neste sábado (6) em Natal

 


Neste sábado (6) será realizado, em Natal, o Dia D contra a Febre Amarela. A iniciativa se dá através do projeto ‘Vacinando com Natal’, no qual todo mês o Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) do município intensifica a aplicação de um imunobiológico de rotina, para aumentar a adesão da população.

Neste sábado, todas as unidades básicas de saúde estarão com as salas de vacinação abertas, das 08h às 12h. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) disponibilizar a vacina nos pontos extras da cidade. A abertura vai acontecer na USF Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul (Rua José da Silva, s/n).

O imunizante contra a Febre Amarela está disponível para crianças que completaram 9 meses e ainda não tomaram a primeira dose; crianças que completaram 4 anos e não tomaram a dose de reforço; e pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas, com apenas uma dose ou nenhuma dose registrada. Não podem se vacinar menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave a ovo, pessoas que convivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, usuários em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadores de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem as defesas do corpo).

“Criamos esse projeto para todo mês elencar uma doença para esclarecer riscos e formas de prevenção através da vacina. A primeira semana do mês sempre terá um Dia D como forma de abertura sobre o assunto e também uma estratégia de ampliar a cobertura vacinal. No caso da febre amarela, por exemplo, quem já concluiu o esquema vacinal, não precisa tomar a vacina novamente, pois ela é válida por toda a vida”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal, Vaneska Gadelha.