Projeto Caravana REC encerra temporada deixando legado para o audiovisual potiguar


O projeto Caravana REC - uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – realizou a sua 2ª temporada de abril a julho deste ano, passando pelas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Assú, Parelhas e Caicó.

Em cada cidade por onde passou o projeto promoveu uma oficina de audiovisual, com foco na produção de curtas documentários, além de atividades de apreciação e formação de plateia através da Mostra Itinerante Caravana REC, formatada pelos filmes produzidos como resultado prático do próprio projeto, além de um bate-papo com a idealizadora e diretora da iniciativa, Nathalia Santana, sobre produção, comunicação e empreendedorismo cultural, compartilhando conhecimentos tendo como case a realização do Caravana REC.

Com o enfoque na experiência prática e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, o projeto estimula os participantes a pensarem na sua identidade cultural, na sua história e nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem.

Ao final do processo de formação, que teve duração de 15 horas - divididas entre o eixo expositivo (teórico) e prático (produção do documentário), ao longo de cinco dias - os participantes tiveram a oportunidade produzir e lançar um filme. Ao final dessa segunda temporada do projeto, foram totalizados seis curtas documentários, que podem ser conferidos no site www.caravanarec.art/saladecinema

“A realização dessa segunda temporada foi muito importante para a consolidação do nosso projeto no estado, afinal de contas conseguimos alcançar resultados expressivos e que a gente sabe da relevância de seu impacto, tanto nas pessoas, como nas comunidades em que chegamos. Foram 6 cidades contempladas, mais de 1.470 km rodados, 90 horas de oficina, 6 documentários produzidos como resultado prático do processo de formação, 167 jovens beneficiados diretamente pelas ações do projeto, sem contar em tudo que reverbera quando contamos histórias, estimulamos pessoas, vivenciamos lugares e experiências únicas que certamente ficarão pra sempre pulsando dentro da gente”, diz Nathalia Santana – produtora cultural, idealizadora e diretora de produção do Caravana REC.

O projeto Caravana REC tem realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo.

SERVIÇO

CARAVANA REC 2ª TEMPORADA

MOSTRA VIRTUAL CARAVANA REC

ASSISTA AOS FILMES DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

WWW.CARAVANAREC.ART/SALADECINEMA

 

CATÁLOGO DE FILMES:

A Arte das Fadas | Natal/RN

Sinopse: Nascida e criada no Passo da Pátria, Juliet libertou-se da dependência química através da arte. Hoje, sua trajetória é referência para outras mulheres trans da comunidade.

A Música do Barro | São Gonçalo do Amarante/RN

Sinopse: Mãos que modelam o barro revelando formas numa dança sinuosa. Nos rodopios do torno, curvas são melodias ancestrais para os iniciados na nobre arte da olaria. Essa é a história de José de Santana, o Rei do Barro.

A Franciscana | Apodi/RN

Sinopse: Na alegria e na tristeza, de batizados a funerais, Irmã Tonha é uma presença marcante em Apodi. Essa é a história de uma franciscana cuja fé se fortalece diante das maiores provações.

Era Uma Vez no Assú | Assú/RN

Sinopse: Por trinta anos, ele foi bilheteiro do Cine Teatro Pedro Amorim. José Nunes da Costa - o Dedé do Cinema - revisita as memórias afetivas e os "causos" que fazem dele um guardião desse espaço icônico da cidade do Assú, no Rio Grande do Norte.

Antônio Felix – Minha Infância é Hoje | Parelhas/RN

Sinopse: Esbanjando energia aos 84 anos, Antônio Félix é o maratonista em atividade mais velho do RN. Além da rotina de exercícios, ele ainda encontra fôlego para tocar pandeiro e apresentar um programa de rádio diário.

Filhós de Deus | Caicó/RN

Sinopse: Pelas ruas de Caicó, um grito estridente e inconfundível anima as tardes da cidade. Trata-se de Netinha dos Filhós, vendendo a iguaria - que é patrimônio dos caicoenses - com o tempero especial da alegria.