Deputados debatem sobre Estrada da Produção, PEC dos Auxílios e abuso sexual

 


Diversos assuntos foram abordados nesta quarta-feira (13), durante o horário destinado aos deputados na sessão plenária da Assembleia Legislativa, ocasião em que os parlamentares Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB), Cristiane Dantas (SDD), Coronel Azevedo (PL) e Getúlio Rêgo (PSDB) se pronunciaram e repercutiram temas em evidência no Brasil e no Estado. 

Abrindo os discursos, Nelter Queiroz voltou a chamar a atenção para o pleito em que busca a pavimentação asfáltica da RN-087, popularmente conhecida por Estrada da Produção, no trecho que liga os municípios de Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, no Seridó potiguar. De acordo com o parlamentar, ele iniciou entendimento com o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), para, junto a outros parlamentares, destinarem emenda coletiva “para em 2023 dar abertura nessa rubrica de recursos visando a execução dessa estrada, um compromisso que firmei com a população”, disse ele.

Segundo na ordem de pronunciamentos, o deputado José Dias enalteceu o esforço do Governo Federal pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 15, conhecida como PEC dos Auxílios, votada ontem, em primeiro turno, no plenário da Câmara dos Deputados. “É um projeto importantíssimo para esse país, para a paz social e para reduzir a fome de muita gente. Aqui para o Estado, por meio da PEC, devem ser destinados cerca de R$ 500 milhões”, observou o deputado, que destacou ainda a queda no preço da gasolina e voltou a cobrar do Governo do RN a liberação de suas emendas parlamentares.

A deputada Cristiane Dantas, por sua vez, repudiou a recente prisão de um médico anestesista acusado de abusar de uma paciente grávida no Hospital da Mulher de São João de Meriti, região metropolitana do Rio de Janeiro. “Inaceitável se valer de sua profissão para praticar um ato nojento, não se sabe contra quantas mulheres, sobretudo num momento tão vulnerável em que precisamos de apoio e carinho. O ambiente onde devemos ser acolhidas, somos violentadas por um ato covarde, violento e revoltante. Que a justiça seja feita e que essa pessoa seja punida. Precisamos de respeito. Respeitem nossas individualidades”, declarou ela, lamentando também mais um crime de feminicídio registrado no início da semana, na Zona Oeste de Natal.

O sentimento de revolta pelo estupro praticado pelo anestesista no Rio de Janeiro, foi compartilhado também pelo deputado Getúlio Rêgo. “Um gesto imundo e repugnante. O que aquele bandido fez é inaceitável e merece a nossa repulsa. É algo jamais esperado e que estarrece a comunidade brasileira e mundial”, afirmou.

O deputado Coronel Azevedo, por sua vez, voltou a repercutir a denúncia do empresário Marcos Valério sobre a suposta relação do Partido dos Trabalhadores e do ex-presidente Lula com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). “O ato mais grave que esse país assistiu nos últimos dias e que o PT e demais partidos de esquerda tentam esconder. Estão desesperados para encobrir esses graves fatos. O ex-presidente Lula dispara, diuturnamente, discursos agressivos contra os operadores de segurança pública. PT e PCC estão juntos em práticas criminosas nesse país”, declarou Azevedo.