Líderes da Assembleia debatem problemas da saúde pública e greve no Detran

 


Os líderes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte debateram na sessão plenária desta quinta-feira (07) os problemas da saúde pública e as dificuldades identificadas na administração pública, em especial com a greve no Detran. A pauta foi levantada nos discursos dos deputados estaduais Michael Diniz (SDD) e Nelter Queiroz (PSDB).

Michael Diniz revelou que fez visitas para fiscalizar duas unidades de saúde do Estado: o Hospital Deoclécio Marques e a UPA de Nova Esperança, ambas em Parnamirim. Segundo o parlamentar, a situação “é de calamidade”. O deputado identificou que no Deoclécio faltam utensílios básicos como luvas, insulinas e outros equipamentos.

“Há total falta de infraestrutura, não há manutenção básica da estrutura do teto das unidades. Um funcionário chegou a sofrer um choque”, relatou Michael. Ainda de acordo com o parlamentar, os pacientes se referem sempre com elogios ao atendimento recebido por parte dos servidores, “mas a falta de estrutura e de condições de trabalho compromete os serviços oferecidos. Me dói ver o meu povo sofrendo nos corredores dos hospitais, sem estrutura, sem condições e ninguém faz nada”, indignou-se.

O deputado defende como solução para o sistema a privatização dos hospitais, com a criação de um cartão para todas as pessoas carentes. “O Estado precisa ser eficiente onde mais necessita. Com essas ações aqueceria o mercado e a saúde para o mais carente”, disse.

Em seguida o deputado estadual Nelter Queiroz relatou a dificuldade do Governo do RN em cumprir com ações estabelecidas com órgãos importantes da administração pública, como o Detran-RN, que enfrenta uma greve de servidores há mais de 30 dias. A categoria reivindica, entre outras coisas, um concurso público prometido desde 2020.

“Com o aumento da terceirização dos servidores do Detran a necessidade do concurso só cresce. Mas não recebem a atenção da Governadora, mesmo sendo um dos órgãos do Governo do Estado que mais arrecada”, disse Nelter.

O parlamentar criticou ainda o fato de que, antes de assumir o governo, Fátima Bezerra (PT) “sempre contestou a terceirização de servidores em vários órgãos. E hoje o que se vê é a ampliação de contratos de empresas prestadoras de serviço”, finalizou.