Governo inaugura Central do Cidadão em Lajes

 

Mais cidadania para o povo potiguar. Na tarde desta sexta-feira (01), a cidade de Lajes, na região Central do RN, recebeu a nova sede do Programa Central do Cidadão. Das 28 unidades do Estado do Rio Grande do Norte, 22 foram entregues na atual gestão.

 

A solenidade contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que enalteceu a expansão do programa. "É de extrema alegria inaugurar a sede da primeira Central da cidade de Lajes. Aqui é a Casa da Cidadania e nosso objetivo está sendo cumprindo ao levar ao povo dos municípios do Rio Grande do Norte serviços e atendimentos de qualidade."

 

Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a entrega de mais uma Central do Cidadão evidencia o compromisso da gestão com a sociedade. "Os avanços desse Programa, realizados por meio da construção de novas sedes, de reformas nas unidades próprias e parcerias com prefeituras, tem como objetivo melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços públicos já prestados e agregar novos serviços para os moradores de vários municípios do Rio Grande do Norte."

 

Denominada "Central do Cidadão Melquisedec Moreira da Silva", em homenagem ao sociólogo e ex-coordenador estadual do Dieese, natural do município, a estrutura permitirá a realização de cerca de 2 mil atendimentos por mês.

 

O imóvel é próprio do Governo do Estado e recebeu investimentos por meio de parceria com a Prefeitura do município. Situada na Travessa Raimundo Melo, nº326, Centro, a unidade disponibilizará serviços como: emissão de carteiras de identidade/Registro Geral (RG) pelo Itep; CPF, serviços promovidos pelo Detran; orientações referentes à Carteira de Trabalho; Defensoria Pública; Caern e IDEMA.

 

A Central do Cidadão de Lajes atenderá, toda a população do município, além de moradores das cidades circunvizinhas, como Jandaíra, Cerro Corá, São Tomé, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino. O horário de funcionamento desta unidade será de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

 

 

Economia de recursos públicos

 

Até dezembro de 2022, a previsão é de que haja uma economia de R$ 1,9 milhão em recursos públicos que eram gastos com aluguéis de Centrais que funcionavam em prédios alugados, mas que ganharam sede própria. Estes novos imóveis também estão sendo dotados de placas de energia solar, o que também proporcionará economia de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano com energia.

 

Participaram da inauguração o prefeito e vice-prefeito de Lajes, Felipe Menezes e José Carlos Felipe (Zé da Mata); Luiz Renato, coordenador das Centrais; Ceiça Medeiros (irmã do homenageado); Karol Salviano, secretária municipal de Assistência Social de Lajes, lideranças políticas da região e o Defensor Público, Leandro Dias.

 

Acompanharam a Governadora: a secretária da SETHAS, Íris Oliveira; a secretária adjunta do GAC, Socorro Batista; o diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira e o comandante do Comando de Policiamento da Regional 3, Cel. Franco.