Governadora decreta situação de emergência em 15 municípios do RN

 


A governadora Fátima Bezerra vai decretar estado de emergência no Rio Grande do Norte em virtude das fortes chuvas que têm ocorrido desde o último final de semana. A informação foi dada pela chefe do Executivo Estadual durante entrevista coletiva realizada no final da manhã desta sexta-feira (8) e o decreto deve ser publicado ainda hoje em edição extra do Diário Oficial do Estado. Participaram da coletiva a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil e Militar, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Emparn, a Sethas, Semarh, Idema e Igarn.

Fátima Bezerra informou que, com a decretação de emergência, também está oficiando o Ministério da Defesa e do Desenvolvimento Regional para solicitar apoio e possibilitar que o Estado possa ampliar o atuação junto aos municípios no enfrentamento dos impactos. “Também entramos em contato com o Comando Militar do Nordeste, que colocou o Exército Brasileiro à disposição e nos informou que o que estiver ao alcance das Forças Armadas, eles vão fazer para ajudar. Governo e municípios estão em contato permanente”, afirmou.

Até o momento, 15 municípios estão incluídos no decreto de situação de emergência, são eles: Touros, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta, Baía Formosa, Natal, Parnamirim, Canguaretama, Espírito Santo, Tibau do Sul, Várzea, Montanhas, Nova Cruz, Pedro Velho. Dentre eles, as situações mais preocupantes são as de Canguaretama e Nova Cruz, em virtude da cheia do Rio Curimataú, que foi potencializada por efeitos de situações no estado da Paraíba. O número pode aumentar durante o dia, já que outros municípios podem fazer o pedido de inserção na lista. Até ontem à tarde, mais de 62 mil pessoas tinham sido afetadas pelas chuvas, sendo 1.099 desalojados.

A governadora garantiu que o Governo do Estado está dando apoio técnico e operacional às Defesas Civis Municipais. Além disso, também está sendo realizado um monitoramento de estradas por meio do DER e das bacias pelo IGARN. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas devem dar uma trégua durante o final de semana.