Em novo single “Promessa”, cantora e compositora Artane Inarde leva sua poesia ao samba

 


O novo single “Promessa” da potiguar Artane Inarde, radicada há mais de uma década em Belo Horizonte (MG), será lançado nesta sexta-feira (15) e traz uma combinação afinada do balanço do samba com a transcendência da poesia. Composta por Artane e Ricardo Ulpiano, a canção enlaça versos, ritmo e melodias em delicada pulsação. Este é o primeiro trabalho de Artane depois do EP “Tatuagem”, lançamento independente que já ultrapassou a marca dos 100 mil streams e foi bem recebido na imprensa especializada.

Artane Inarde continua a trabalhar em seu tema favorito, o amor, que é presença substancial nas cinco primeiras canções autorais lançadas no ano passado. Mas, agora, em um registro mais ousado e experiente. “Promessa” deixa evidente o avanço de Artane como compositora e como cantora, pois ela apresenta novas reflexões sobre o mesmo tema (no caso, as tonalidades do amor) e busca outras sonoridades e modos de expressão vocal. “É uma música para ouvir e também para dançar. Eu queria fazer uma música sobre os sentimentos, mas que também tivesse vibração, balanço, que estimulasse as pessoas à dança”, define Artane.

Ela encontrou essa nova sonoridade trabalhando em parceria com o multi-instrumentista e produtor mineiro Felipe Fantoni, que participa da faixa tocando violão e baixo, além de contribuir com a harmonia e o arranjo. “A participação do Felipe foi fundamental na finalização da música: ele me incentivou, me encorajou no sentido de trabalhar mais a música, como criar um refrão e mudar o andamento, pois originalmente ‘Promessa’ estava mais para um samba com pegada de bossa nova”, conta ela.  

Gravada e finalizada em Belo Horizonte, o novo trabalho de Artane Inarde contou ainda com participação de músicos de talento reconhecido, como o pianista Nikolas Yuri Ferreira, o baterista Leo Pires, o percussionista Fábio Martins, o trombonista Leonardo Brasilino e Lorena Amaral, que fez backing vocal e atuou ainda como vocal coach.

Em “Promessa”, a ampliação vocal da cantora fica evidente, assim como suas modalidades de expressão. “Quanto mais aprendo, mais eu quero avançar, e aí fico mais exigente, mais chata comigo mesma”, confidencia.   Com “Tatuagem”, seu trabalho de estreia, ela já ultrapassou a marca de 100 mil streams no Spotify, contabiliza 19 mil ouvintes mensais e mais de 60 mil visualizações em seu canal no Youtube.

BREVE EXPOSIÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA INTENSA

A vivência poético-literária, a diversidade de influências musicais e a história de sua própria família, de forte tradição artística (uma avó e um tio também são compositores), são alguns dos componentes que coexistem e se interagem no repertório autoral da cantora e compositora Artane Inarde. Nordestina de nascimento (Natal-RN) e radicada em Belo Horizonte, Artane traz em sua bagagem signos de todas essas trilhas, percorridas desde a infância: os ritmos e as rimas solares do Nordeste, a cadência do samba, as harmonias de Minas e o fraseado da MPB. Expressões que frequentemente se cruzam em suas canções.

Escritora e poeta desde a adolescência, Artane Inarde descobriu seu talento musical recentemente, já vivendo em Belo Horizonte, quando passou a compor junto a compositores mineiros. As primeiras dessas colaborações resultaram na gravação do EP “Tatuagem”, lançado em 2021, com cinco faixas: “Tatuagem” (coautoria de Ale Hilário); o samba “Escada”, feito em parceria com Ale Hilário; “Coração Ligeiro” (com música de Anderson Lobo); “Pequeno Plágio Sentimental” (também com Hilário); e a balada “Rosa do Agora” (coautoria de Hilário).

Artane tem diversos poemas em publicações nacionais e estrangeiras, entre as quais, “Rima do Gueto e “Estrelas” (O Livro das Marias II/Ixtlan 2020), “Como se seu fosse” e “Em vão” (Escrituras Negras II – As Marca/Ixtlan 2021), “Amar é Existir” e “Calar a Canção” (Elas e As Letras – Insubmissão Ancestral/In-Finita, Portugal, 2021). Sua bibliografia inclui ainda os contos “Chega Logo”, publicado em “Histórias de Quarentena” (Helvetia 2021), “Talvez Poesia”, publicado na coletânea “Mulheres das Letras – Ed. Esp. Salão do Livro de Genebra” (Editora Litere-se, 2021) e “Conto Entre Versos - Do amor à Solidão” (Helvetia, 2020).

 

SERVIÇO:

“Promessa” - Single de Artane Inarde

Lançamento: 15 de julho de 2022

Link para o pré-salvamento: https://artaneinarde.bfan.link/promessa

Produção Musical, Gravação Mix/Master: Felipe Fantoni

Leve Music Studio 2022