Deputados pedem mais investimentos para Defesa Civil combater transtornos das chuvas

 


Na Sessão Plenária desta quarta-feira (6), no horário destinado aos deputados, foram levantadas questões relativas a segurança pública, violência contra a mulher e infraestrutura, dando ênfase aos recentes alagamentos ocorridos no Estado, com pedidos de mais investimento em Defesa Civil.

Iniciando o horário, Nelter Queiroz (PSDB) citou reportagem da Tribuna do Norte do dia 28 de junho, destacando a situação da Segurança Pública no RN.

“De acordo com a matéria, o RN teve uma redução de mais de 14% no número de mortes violentas intencionais. Em 2021 foram registradas 1.155, contra 1.357 mortes em 2020. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em informações das secretarias de Segurança Pública estaduais, policias civis, militares e federal, dentre outras fontes oficiais”, informou o parlamentar.

Para Nelter, “esses números, porém, estão longe de ser comemorados. Isso porque, em relação às mortes por 100 mil habitantes, o RN é o nono mais violento do Brasil e o sexto do Nordeste, com taxa de 32,4%. Além disso, entre 2019 e 2021, o nosso Estado apresentou cinco cidades entre as 30 com maiores registros de mortes violentas intencionais. Umarizal está em 7º lugar, com taxa de 123,6 mortes por 100 mil habitantes. As outras cidades envolvidas são Rodolfo Fernandes, Extremoz, Japi e Tibau”, continuou.

Segundo o deputado, a reportagem mostrou que o RN registrou um aumento de 53% nos casos de feminicídio, passando de 13 casos em 2020 para um total de 20 em 2021. 

“A alta de quase 54% coloca o Estado na segunda posição dos que mais registraram crescimento percentual desse tipo de crime. Já em Natal, o crescimento do feminicídio foi de 150%, passando de dois registros para cinco, em 2020 e 2021, respectivamente, perdendo apenas para Belém, capital do Pará”, acrescentou Nelter.

“Esses são os tristes números da Segurança Pública do governo do RN que não é mais de origem popular. Os crimes estão acontecendo em vários municípios, e não se descobre quem são os criminosos ou quem mandou matar, e a cada dia aumenta a criminalidade no Estado”, concluiu.

Na sequência, Michael Diniz (SDD) falou sobre o resultado da sua recente visita a Parnamirim, externando necessidades da população do município.

“Eu fui a Parnamirim, no Hospital Deoclécio, e soube de coisas terríveis que estão acontecendo lá. Recentemente, por exemplo, devido às fortes chuvas, uma máquina de tomografia, avaliada em R$ 2 milhões, ficou danificada, inclusive quase matando um operador eletrocutado, com a queda d’água que aconteceu”, disse. 

A respeito dos alagamentos, mais precisamente em Emaús, o deputado afirmou que os transtornos continuam pelo bairro. 

“Emaús ainda está lotado de água, as pessoas permanecem em colégios e, pelo que eu soube, existem cidades vizinhas que já conseguiram sanar o problema, contratando alguns caminhões para ajudar a retirar as águas. Então, eu falo sobre isso com muita tristeza no coração, porque eu ouvi dizer que lá deveria ter uma bomba para drenar a água da lagoa de captação, no Parque das Orquídeas, mas não se sabe onde está esse equipamento”, denunciou, completando sua fala com a informação de que a Maternidade Divino Amor está sem anestesista. 

“Após dizer tudo isso, eu quero que o prefeito saiba que Parnamirim tem um deputado estadual pronto para lutar pela cidade. Eu estou ao seu lado, prefeito. Não se sinta perdido. Estou nesta Casa há aproximadamente 20 dias, mas estou de braços abertos para receber as demandas de Parnamirim”, finalizou.

Em seguida, o deputado Coronel Azevedo (PL) fez críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), mencionando a recente delação premiada de Marcos Valério, ex-operador do Mensalão.

“Um silêncio ensurdecedor tomou os grandes veículos do RN nos últimos dias. Eu estou fazendo referência à falta de cobertura sobre a delação de um dos operadores do Mensalão do PT, Marcos Valério, em que ele vincula o PT ao PCC, uma das maiores facções criminosas do Brasil. Isso é muito grave”, repudiou.

O parlamentar citou reportagens da época do Governo Lula, as quais, segundo Azevedo, “mostram as ligações do partido com a facção criminosa”. 

“O deputado Nelter falou sobre a violência no nosso Estado, que é governado pelo PT. E o que nós estamos vendo? Um ex-presidente da República, que foi ‘descondenado’ e reabilitado pela Corte Suprema, cujos magistrados são colocados pelos próprios presidentes. Isso é gravíssimo. Este homem está anunciando o que fará se for eleito Presidente da República de novo”, alertou Coronel Azevedo.

Preocupado com a questão dos alagamentos, Jacó Jácome (PSD) pediu mais investimento dos gestores públicos na Defesa Civil.

“Na última semana, a Grande Natal e algumas cidades do interior receberam fortíssimas chuvas, que causaram danos materiais incalculáveis a milhares de famílias. Graças a Deus, nós não tivemos óbito no RN, como aconteceu em Pernambuco, em que mais de 100 pessoas foram vitimadas. Mas fica um alerta muito sério sobre o que será do nosso futuro, nessa questão da Defesa Civil, das encostas, dos bairros que ficam em cima de morros ou cidades com zonas rurais muito grandes, que sofrem com alagamentos graves e danos nas casas e móveis”, destacou o parlamentar.

Segundo Jacó, de todos os problemas ambientais devem ser tiradas lições. “E a lição que eu queria trazer hoje é um questionamento que se faz todas as vezes que acontecem eventos ambientais que causam deslizamentos de terra nas cidades grandes: quanto se gasta em Publicidade e quanto se investe em Defesa Civil? Todos sabem que os gastos com Publicidade são infinitamente maiores”, criticou.

Para o deputado, deve ficar o alerta: “o que os gestores estão priorizando? Ano que vem vai ter chuva novamente. E como fica, por exemplo, Felipe Camarão? Uma irmã nos procurou, desesperada, porque perdeu parte de sua casa e alguns móveis. Na Zona Norte aconteceu a mesma coisa. Em Parnamirim também. Os gestores precisam entender que o problema vai se aprofundar todos os anos, e algo deve ser feito para contornar esses transtornos”. 

Concluindo seu pronunciamento, o parlamentar apresentou soluções para os problemas citados.

“Nós precisamos colocar na mente dos gestores a ideia de prevenção a essas catástrofes, com mais investimentos em Defesa Civil, contratação de mais servidores e apoio aos moradores de áreas de risco. Eles têm que fazer cumprir o Plano Diretor, sendo rigorosos com a construção dessas moradias em encostas, morros e locais acidentados, para que a população não sofra mais no futuro”, finalizou.