Com 40,2ºC, Reino Unido registra maior temperatura da história

 


O Reino Unido chegou nesta terça-feira (19) à maior temperatura da sua história, em meio a uma das piores ondas de calor na Europa na última década que especialistas associam ao aquecimento global. Os termômetros nos arredores do aeroporto de Heathrow, em Londres, marcaram 40,2°C.

O serviço nacional de meteorologia do país, o Met Office, confirmou que a temperatura é a maior desde que o início das medições no Reino Unido. O chefe de ciência e tecnologia do Met Office, Stephen Belcher, associou o recorde ao aquecimento global e afirmou que, em outro caso, seria virtualmente impossível que o país chegasse a 40ºC.

"Para mim, (o recorde) é um lembrete real de que o clima mudou e vai continuar a mudar. Pesquisas do Serviço de Meteorologia mostram que, em tempos normais, seria virtualmente impossível que o Reino Unido alcançasse a temperatura de 40ºC", declarou o chefe de ciência e tecnologia do serviço de meteorologia do Reino Unido, Stephen Belcher.

Por causa das altas temperaturas, incêndios começaram a ser registrados em Londres, e o prefeito, Sadiq Kahn, afirmou que há diversos focos de incêndio nos arredores da capital britânica.

Em Paris, as temperaturas devem ultrapassar os 40ºC ainda nesta terça-feira, também um recorde na capital francesa.

Com informações do G1