RN registra 573 casos de estupro contra mulheres em 2021

 


Em 2021, foram registrados 573 casos de estupro e estupro de vulnerável (vítimas do gênero feminino) no estado do Rio Grande do Norte. No Brasil, a cada dez minutos, uma menina ou mulher foi vítima de abuso sexual segundo relatório publicado e elaborado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Brasil vem enfrentando uma forte onda de casos de abuso e violência sexual contra mulheres. Atualmente muitas polêmicas em torno disto estão circulando pelas redes sociais após o caso da atriz Klara Castanho ter sido exposto. Diante disto, o portal Ponta Negra News trouxe uma matéria informando o crescimento desses números, e como denunciar.

O número aumentou 3,7% em 2021 com relação ao ano de 2020, contabilizando um total de 56.098 casos de estupros no país. A taxa média de abuso sexual foi de 51,8 para cada 100 mil habitantes do sexo feminino.

Em 2021, 18 estados, tiveram aumento nos registros de estupro de mulheres, em comparação ao ano anterior. Os maiores destaques são os estados da Paraíba (111,3%), Alagoas (23,5%), Piauí (19,3%), Sergipe (19%), e Rio Grande do Norte (16,9%), onde os registros superaram 2020.

No geral, 56.098 boletins de ocorrência de abuso sexual, foram registrados, o que significa dizer que, uma menina ou mulher foi vítima de estupro a cada 10 minutos no país, isto considerando apenas os casos que chegaram até as autoridades policiais. Outro problema são os casos não registrados, uma vez que o silêncio ainda predomina e dificulta na descoberta de mais ocorrências.

De acordo com a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, muitas meninas e mulheres se calam por ter vergonha de falar que foram abusadas ou por medo de contar a alguém que não acredite, ou concorde em denunciar, visto que, a maioria dos abusos ocorrem dentro do próprio lar.

Como denunciar:

Para denunciar qualquer caso de violência sexual, é necessário procurar delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para – Disque 100, ou 180.

Como fazer uma denúncia anônima:

Caso você suspeite ou tem conhecimento de que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo qualquer tipo de violência, comunique imediatamente ao Conselho Tutelar de sua cidade ou Disque 100. É garantido o anonimato a quem denuncia uma situação de maus-tratos; portanto, você não precisa se identificar.

Disque Denúncia – Ligue 197.

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos:

Whatsapp 61 99656-5008 – Canal 24 HORAS para Denúncias e Informações que envolvam QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA.