Prefeitura de São Gonçalo lança festival de quadrilhas e confirma etapa regional na cidade

 


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, lançou na tarde desta terça-feira (7), na Praça Senador Dinarte Mariz, o festival de quadrilhas juninas “Arraiá SãoGonçalão”, que vai acontecer de 22 a 25 de junho, no ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi, palco das tradicionais disputas de grupos juninos do Rio Grande do Norte. Serão R$ 57 mil em premiações.

Durante o evento, a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern) realizou o sorteio dos dias e horários que os grupos irão se apresentar. Foram inscritos 45 grupos nas categorias ‘estilizada’ e ‘tradicional’. Também foi oficializado apoio financeiro para os são-gonçalenses que participaram do edital da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM).

O prefeito Eraldo Paiva, em primeira mão, confirmou que a etapa regional do Nordestão 2022 vai acontecer na cidade. “Em parceria entre a Prefeitura e Liquajutern, estamos ampliando o festival para que o povo de São Gonçalo do Amarante tenha orgulho de ser de São Gonçalo do Amarante. Estamos investindo mais de 100 mil reais na cultura, na nossa tradição. A cultura emancipa, qualifica, liberta, e é fundamental na formação de homens e mulheres”, enfatizou o gestor.

Alex Melo, representante da Liquajutern, destacou que este ano o festival de São Gonçalo terá a maior premiação para quadrilhas estilizadas do Estado. “É o maior evento do Rio Grande do Norte porque a cidade vai eleger a representante do Estado para a etapa regional, Nordestão, e também a da etapa Norte-Nordeste”, disse.

Já Josenildo Campos, presidente da FCDM, ressaltou que o SãoGonçalão é resultado de uma equipe dedicada e empenhada. “Cultura tem que ser fomentada, incentivada. Precisamos criar nossa identidade cultural e essa identidade nasce de movimentos como esse. Podem ter certeza que vamos fazer um grande festival de quadrilhas juninas”, pontuou.