Homem é preso em Natal em operação contra abuso e exploração sexual infantil

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) apresentou, nesta quinta-feira (30), os resultados da Operação ‘Luz na Infância 9’. A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Na ação, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) e da 92ª Delegacia de Polícia (DP de Currais Novos), realizou buscas e apreensões no Estado. O mandado de busca e apreensão cumprido no Centro de Natal, na zona Leste, resultou na prisão em flagrante de um homem de 36 anos, pela suspeita da prática do crime de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. Ao longo da diligência, dois notebooks e um aparelho celular foram apreendidos.

Em Currais Novos, foram apreendidos produtos eletrônicos supostamente utilizados na prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, sendo: três notebooks, três HDs externos, pen drives e aparelhos celulares. Duas pessoas residentes no imóvel foram conduzidas até a delegacia para prestar esclarecimentos; não houve autuação em flagrante delito.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais seis países: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Equador. Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).