Governadora participa do São João de Monte Alegre


Cidade é a capital estadual das quadrilhas juninas, conforme lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra em 2019

 

O São João de Monte Alegre retoma suas comemorações de forma presencial - a festa esteve suspensa das atividades presenciais há dois anos devido à pandemia. A governadora Fátima Bezerra esteve presente no início das comemorações nesta sexta-feira (17). Considerado o maior São João do Agreste, os festejos começam hoje e vão até o dia 28 de junho.

 

"Monte Alegre retoma, neste ano de 2022, em grande estilo, o maior São João do Agreste. A cidade tá bonita, tem muita gente na rua, num clima de muita paz, as pessoas querem festejar. Quero parabenizar o prefeito André Rodrigues pela festa, e aqui dizer da nossa colaboração no reforço da segurança pública. O apoio do Governo do Estado para que a população possa ter uma festa com alegria e segurança ", disse a governadora Fátima Bezerra.

 

Para o São João de Monte Alegre, o Governo disponibilizou reforço no efetivo da Polícia Militar com total diário empregado de 120 PMs. Também implementou para a operação 10 viaturas extras. Os investimentos nas diárias operacionais para os onze dias de festa somam mais de R$ 257 mil.

 

A cidade é a capital estadual das quadrilhas juninas, conforme a Lei Estadual nº 088/19, de autoria do deputado estadual Kléber Rodrigues, que é natural de Monte Alegre, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em 2019. A sanção consolidou a festa no calendário dos grandes eventos culturais do RN.

 

O Festival de Quadrilhas Juninas de Monte Alegre é realizado há vinte anos e nesta edição contará com a apresentação de 52 quadrilhas nesta edição de 2022, oriundas de diversos municípios potiguares. São 19 quadrilhas estilizadas e 33 tradicionais que concorrem ao prêmio de R$ 48 mil. Nos dias 18 e 22/06 serão as fases eliminatórias, e em 25 e 26/06 as finais, nas duas categorias.

 

A Vila São João, construída especialmente para a festa, promove a cultura nordestina e fomenta a economia criativa, com uma rede de comércio dos mais diversos segmentos ao longo da programação cultural, com barracas de comidas típicas, artesanato, shows de forró e piseiro.

 

Nas edições passadas, as apresentações atraíram um público de 4 a 5 mil pessoas de toda a região e da capital. A expectativa é que este ano a participação/adesão do público seja superada.

 

Acompanharam a governadora o deputado estadual Kleber Rodrigues; o secretário estadual de Comunicação, Daniel Cabral; prefeito e vice-prefeito de Monte Alegre, André Rodrigues e Antônio Ananias; o ex-prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues; o prefeito de Brejinho, João Batista; o prefeito Osivan Queiroz, de Lagoa Salgada; os vereadores Neto Ananias, Kleber Maciel, Rivanildo Barreto e Lenilson Mendes do Nascimento (Lenilson do Coco).