Governadora lança curso de capacitação do Pró-Sertão em Touros


A governadora Fátima Bezerra lançou nesta terça-feira (28), em Touros, o curso “Costureiro industrial do vestuário em tecido plano, malha, sarja e tactel”, que vai capacitar duas mil costureiras em todo estado. O Governo do RN firmou convênio com o Instituto Federal do Rio Grande do norte (IFRN) e o Senai para execução das aulas que irão habilitar as alunas e alunos para trabalharem nas oficinas de costuras do Pró-Sertão, dando novo fôlego ao Programa e impulsionando o desenvolvimento e a geração de emprego no interior.

“Minha alegria é imensa porque são mulheres de luta que vão ter a oportunidade de fazer esse curso e, portanto, se atualizarem e se capacitarem”, comemorou a governadora Fátima Bezerra, que destacou que o município de Touros está entre os primeiros a receber o curso, que irá abranger 37 municípios do RN.

A chefe do executivo destacou a importância da ação para a emancipação e protagonismo feminino. “Quando a gente olha para as costureiras, é majoritariamente uma profissão feminina, daí então a minha alegria, porque essa capacitação é uma oportunidade para vocês mulheres terem mais autonomia, para fortalecer o papel de liderança de vocês nas comunidades e ter independência, inclusive para dizer que lugar de mulher é onde ela quiser”, enfatizou.

O coordenador de desenvolvimento comercial Walter Araújo representou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) durante a solenidade, quando a governadora Fátima Bezerra também assinou a ordem de serviço para a construção do Instituto Estadual de Touros (IERN-Touros) com investimentos de mais de 8,5 milhões de reais.

“Hoje, aqui em Touros, a governadora Fátima está sendo não apenas a governadora da Educação por dar início ao IERN, mas também está dando os primeiros grandes passos para desenvolver a economia do município, quando prepara sua população para empreender. Serão cinquenta beneficiários em Touros, e serão duas mil pessoas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, uma semente que foi muito bem plantada pelo ex-secretário Jaime Calado e que hoje está sendo desenvolvida através da gestão do secretário Silvio Torquato”, explicou o coordenador.

A oferta das oficinas de capacitação, com investimentos da ordem de 900 mil reais do Governo do Estado, marca uma nova etapa do Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão), criado em 2013 por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Sebrae/RN. O principal objetivo é contribuir para a geração de emprego e renda em municípios do interior, apoiando a implantação de novas empresas de confecções no Rio Grande do Norte.

Com a conclusão do curso, as alunas e alunos estarão aptos a trabalhar nas 110 oficinas de costura atualmente cadastradas no Pró-Sertão – eram 58 no início do Programa, há cerca de dez anos. Os contemplados também estarão habilitados para integrar o quadro funcional de novas oficinas ou ainda iniciar seus próprios negócios, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

O curso tem como base a realidade do mercado atual, trazendo a demanda e as melhores práticas da indústria têxtil do Rio Grande do Norte, estado referência em nível nacional e internacional no setor. A prioridade é o treinamento voltado ao uso de materiais como viscosa, malha, tecidos leves e lycra, além da inserção do bordado.

Inicialmente, as aulas serão ofertadas nos municípios de Touros, Currais Novos e Ceará-Mirim, e contemplará todas as regiões do RN até julho de 2023. De acordo com a diretora do Senai, Luciene Pontes, que participou do evento, a capacitação é aberta ao público geral, contando com duas turmas de 25 alunos em cada cidade selecionada.

Também serão contempladas: Acari, Afonso Bezerra, Baraúna, Campo Grande, Campo Redondo, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cruzeta, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Jandaíra, Jardim de Seridó, Lagoa d’Anta, Lucrécia, Macaíba, Messias Targino, Nova Cruz, Parelhas, Patu, Poço Branco, Porto do Mangue, Riachuelo, Santo Antônio, São Fernando, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Rafael, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Touros, Umarizal, Upanema e Venha Ver.

Além dos já citados, acompanharam a governadora a secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, e o secretário adjunto de Infraestrutura, Gaspar Pereira. Participaram, ainda, a senadora Zenaide Maia, o vice-prefeito de Caiçara do Norte, Sivanildo Alves, o vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, o presidente da Câmara de Vereadores de Caiçara do Norte, Sinaldo Catarina, vereadores da região, a diretora da escola Godofredo Cacho, professora Luciana Coelho, a vice-diretora, Francisca Lucineide, e o diretor da 16ª DIREC, José Washigton