Covid: RN registra maior número de casos diários desde fevereiro

 


Foram registrados 826 novos casos de covid-19 no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (21). Esse é o maior número apontado para um dia desde 24 de fevereiro, conforme mostram os boletins atualizados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap).

A elevação dos casos é acompanhada de uma alta na ocupação dos leitos críticos para tratamento da doença. Do início de junho para cá, a média móvel de ocupação de UTIs Covid saltou de cerca de 45% para 65%. A Sesap vê tendência de aumentos de casos no estado.

“Nós já vínhamos percebendo esse aumento nos últimos 15 dias. Nessa semana a gente ainda espera esse aumento de casos”, afirmou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo. Ela acredita que as subvariantes da Ômicron (BA.4-like e BA.5-like) em circulação no Rio Grande do Norte podem estar associadas à elevação dos registros.

Nos primeiros 21 dias de junho, 9.683 novos casos foram registrados no estado. Como comparação, durante todo o mês de maio foram 845 notificações. Os casos em acompanhamento tiveram um aumento de 513%, sendo 7.597 pacientes potiguares enquadrados nessa situação.

Em oposição, os óbitos contabilizados neste mês são menos da metade do que em maio. Foram confirmadas 16 mortes em junho, enquanto que no mês anterior esse número foi de 33 óbitos registrados.

Tribuna do Norte