Agentes de endemias intensificam combate ao Aedes aegypti em Natal

 


Além dos casos de covid-19, o Rio Grande do Norte também registrou um aumento nas notificações de arboviroses como dengue, chikungunyua e zika vírus. 

De acordo com o último bolteim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, os casos prováveis de dengue desde o início do ano somam 23.240. Já foram confirmados dois óbitos pela doença e outros 10 ainda estão em investigação. Para a chikungunya foram contabilizados 7.609 casos prováveis, sem óbitos confirmados e três óbitos em investigação. Já a zika tem 2.129 casos prováveis, sem óbitos confirmados. Os casos confirmados de zika em gestantes somam 9.

Agentes de endemias do Centro de Zoonoses de Natal tem intensificado as ações de combete ao Aedes aegypti nos bairros da cidade com o objetivo de orientar a população e realizar a procura de possíveis focos do mosquito transmissor das doenças. 

De acordo com Dianaldo Rodrigues, coordenador de operações do CCZ, as visitas residenciais tem apresentado um impacto positivo no combate às doença. "Da primeira semana até a vigésima quarta, nós visitamos mais de 144 mil imóveis e mais de 173 mil criadouros foram eliminados dentro desses imóveis".  

Com o aumento de casos, o trabalho em conjunto entre a população e os agentes para a eliminação do mosquito se torna ainda mais importante, mas de acordo com Dianaldo, imóveis fechados ou abandonados ainda são o maior problema em relação ao combate ao Aedes aegypti. "A gente faz um apelo, chamando toda à população que tiver aquele imóvel abandonado, terreno baldio, que faça a sua limpeza e chame o agente para fazer sua visita". 

Para mais informações é possível contactar o CCZ Natal através dos telefones 3232-8237/8235. O mesmo telefone também recebe denúncias ou irregularidades para que uma equipe vá até o local conforme cronograma de trabalho do setor.