Sesap orienta aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 em adolescentes

 


Em acerto entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e municípios, ficou decidido que, a partir desta segunda-feira (30), deve ser iniciada a aplicação da terceira dose da vacinação contra covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

A Sesap deve liberar as vacinas em estoque para ampliar o processo de imunização e vai fazer um levantamento das doses em falta para imunizar o público-alvo. "Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses e assim organizar a quantidade de doses necessárias para a terceira dose de todos os adolescentes", disse Laiane Graziela coordenadora de Imunização da Sesap.

  O acordo foi feito, na manhã desta segunda-feira, durante a discussão feita na Câmara Técnica das Vacinas, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ficou decidido que os municípios devem usar o estoque de Coronavac e Pfizer para iniciar a aplicação imediatamente.

A dose de reforço deve ser administrada quatro meses após a segunda dose. Segundo a orientação do Ministério da Saúde, o imunizante preferencial a ser usado deve ser o da Pfizer, independente do imunizante aplicado no esquema primário, ficando a Coronavac como opção no caso de não haver disponibilidade da vacina Pfizer.

O RN tem hoje 281.152 adolescentes entre 12 a 17 anos com a primeira dose, correspondendo a 88% da população dessa faixa, e 228.780 com a segunda dose (71%).