Sede do Legislativo passará por modernização

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apresentou, na manhã desta quinta-feira (5), o projeto arquitetônico para reorganização e modernização da infraestrutura da instituição. Gestores, coordenadores e diretores dos setores da Casa participaram da reunião, que aconteceu no auditório Cortez Pereira.

“Esse é um dia de grande satisfação para todos nós. É o primeiro passo na reestruturação física que nos propusemos a fazer”, destacou o diretor-geral da Assembleia do RN, Augusto Carlos Viveiros.

Encravadas na Cidade Alta, centro histórico de Natal, as mudanças terão impacto que vai além da modernização da estrutura física da sede estadual do legislativo. Como destacou a diretora administrativa e financeira da ALRN, Dulcinéa Brandão. “Com a modernização estaremos também revigorando o centro da nossa cidade, que precisa ser revitalizado”.

De autoria da Divisão de Arquitetura e Engenharia da Casa (DAE), o projeto contempla as estruturas do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Anexo Administrativo, Anexo Parlamentar, Anexo Social e Escola da Assembleia.

De acordo com o engenheiro e chefe da Divisão de Arquitetura e Engenharia da ALRN, Jair Alves, as intervenções estão inseridas dentro de uma Zona Especial de Preservação Histórica (ZEPH). Logo, todas as obras devem seguir uma série de procedimentos regulados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

EM EXECUÇÃO

Iniciada em março de 2022, a obra do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar possui cronograma de execução de 10 meses, com previsão de entrega para janeiro de 2023. O espaço será no atual Solar Tavares de Lira, em frente ao Solar Bela Vista, no Largo Junqueira Aires. O prédio tem área de 550 metros quadrados, projeto museográfico moderno e interativo produzido por equipe multidisciplinar da Casa.