Secretaria de Saúde disponibiliza exames de dengue, zika e chikungunya na rede municipal de Natal

 



A Secretaria de Saúde de Natal está disponibilizando à população exames do tipo PCR e sorológicos, reagentes à dengue, zika e chikungunya. Os testes são ofertados na rede de atenção básica e especializada.

Segundo a SMS, os pacientes que estejam apresentando sintomas sugestivos de arboviroses podem buscar qualquer unidade básica de saúde com sintomas leves (coriza, dor de cabeça) ou ainda a rede de urgência e emergência com sintomas graves (vômito e febre persistente, falta de ar, palidez, sonolência, diarreia constante e prostração) para avaliação médica, prescrição e encaminhamento aos postos de coleta.

A coleta é realizada nos postos distritais do município, através de kits enviados pelo Ministério da Saúde, e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen). A secretaria espera a resposta do diagnóstico e repassa os resultados posteriormente.

Há também a oferta de testes rápidos em toda a rede, para pacientes que apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, moleza no corpo e estejam entre o primeiro e quinto dia dos sintomas.

Os exames analisam os índices de IGG (imunoglobulinas de memória, que indicam se o paciente já teve a doença) e IGM (imunoglobulinas que indicam infecção ativa), no caso do PCR para zika e chikungunya; e os índices de IGM, no caso da sorologia para dengue. Em ambos os casos, eles também devem cumprir critérios para que o resultado apresente maior eficácia, sendo primeiro ao sexto dia de sintomas para PCR e após o oitavo dia de sintoma para sorologia.

George Antunes, secretário municipal de Saúde, lembra que não é necessária a marcação prévia e destaca que a iniciativa tem como objetivo "identificar infecção ativa para que a gente possa inclusive perceber onde está havendo maior número de casos recentes. Além disso, também podemos verificar quantas pessoas já tiveram adoecimento, como valor epidemiológico para nosso monitoramento estatístico".