‘Quem viu no 7 de Setembro atos antidemocráticos é psicopata’, diz Bolsonaro

 


O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) fez nova investida, nesta segunda-feira (16), contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mirando principalmente Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos. 

Bolsonaro repetiu que “é preciso ter pena” de quem defende o Ato Institucional 5 (AI-5), referindo-se indiretamente ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) condenado pelo STF, Bolsonaro disse: “Entendo tudo isso como liberdade de expressão. Todo aquele que viu nas manifestações de rua do 7 de Setembro ou 1º de Maio como sendo manifestações contra a democracia, atos antidemocráticos, pra mim essa pessoa é um psicopata ou imbecil”. 

“Mais da metade do meu tempo eu me viro contra processos, que até já falam que eu vou ser preso. Por Deus que está no céu, eu nunca serei preso. Não tô dando recado para ninguém”, declarou ainda o presidente, recebendo aplausos dos empresários na cerimônia da Apas Show, da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo.

O inquérito dos atos antidemocráticos apura, desde meados de 2021, quem organizou e financiou manifestações pedindo intervenção militar e a adoção de um novo AI-5 – uma das ferramentas de repressão da ditadura militar. Os atos investigados ocorreram em 2020 e contaram com o apoio de aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do O Tempo