Polícia Civil alerta para furtos em veículos por meio de dispositivos que desativam travas elétricas

 


Policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal estão investigando casos de furto em veículos com a utilização de um dispositivo eletrônico, similar a um controle de portão e popularmente conhecido por “Chapolin”, que, ao ser acionado, impede o trancamento do automóvel e possibilita a entrada no veículo sem que seja necessário arrombá-lo. Até o momento, um caso foi elucidado, resultando na recuperação dos bens subtraídos, identificação e indiciamento do autor do furto; outros dois casos estão em fase de investigação, ainda sem a identificação dos autores.

Os casos ocorrem, geralmente, em estacionamentos ou locais abertos, nos quais os suspeitos esperam as vítimas saírem dos veículos para acionarem o dispositivo “Chapolin”, que impede a trava elétrica dos veículos de funcionarem corretamente por meio do embaralhamento dos sinais eletromagnéticos. Desta forma, após os proprietários estarem distantes, os suspeitos abrem as portas e realizam o furto dos pertences de valor que se encontram no interior dos veículos.

A 4ª DP reforça que proprietários de veículos não deixem pertences como bolsas, mochilas e outros, dentro dos seus veículos. Além disso, sinaliza a importância da checagem de que, realmente, houve o travamento da porta, dado que o “Chapolin” impede até mesmo o som da trava. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.