Obra sobre a Revolução de 1930 será lançada na Biblioteca Câmara Cascudo

 


O livro "Parahyba 1930 – a verdade omitida" revela fatos do movimento politico em solo paraibano

O livro "Parahyba 1930 – a verdade omitida", de autoria de Flávio Eduardo Maroja Ribeiro (Fuba), será lançado nesta quinta-feira (5) a partir 18h na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (Rua Potengi, 535, Petrópolis). A obra, que teve sua primeira edição em 2008, revela a verdadeira História da Paraíba e os seus reflexos na chamada Revolução de 1930, resultado de uma pesquisa documental com base em jornais, periódicos, acervos das décadas de 1920 e 1930. 

Embora não tenha teor acadêmico, se tornou-se uma obra imprescindível para pesquisas sobre o tema, sendo incluída em bibliografias de várias dissertações e teses, discutida em salas de aula em algumas universidades, e bastante procurada pelo público leitor chegando a ser esgotada a tiragem da primeira edição, não encontrada nem mesmo em sebos no país inteiro.

Devido ao aumento da procura pela obra o autor tomou a iniciativa de publicar a 2ª edição revista e ampliada, novamente de forma independente. “É importante reafirmar que com essa pesquisa e publicação nunca tive, e nem tenho, a intenção de me colocar como historiador, e muito menos a disposição de incentivar antigas discórdias ou de manchar a imagem de figuras que se tornaram de fato históricas. A minha iniciativa partiu tão somente da curiosidade e vontade de me aprofundar em busca da verdadeira história da Paraíba, saindo do consenso que é imposto pelos meios oficiais, e o que é passado em conteúdos didáticos”, afirma Fuba.

O livro "Parahyba 1930 – a verdade omitida"
Lançamento: Quinta-feira 5/05
Horário:18h
Preço da obra: R$ 60
Contato para entrevistas (83) 9317 6671 (Fuba)