Jornalista potiguar lança livro sobre comunicação digital e o direito de pessoas trans

 


As redes sociais são, hoje, o meio de comunicação que possibilita às pessoas ampliarem as suas vozes para lutar contra problemas sociais. No caso de pessoas trans, essa luta é diária para proteger a vida e defender a sua existência.

Com olhar na exclusão social e na ameaça do direito à cidade de pessoas trans, o jornalista Allan Almeida lança nesta quarta-feira, 4, “Elas existem”, um livro que aborda o uso da comunicação digital para a garantia de direitos de pessoas trans. O lançamento acontece às 21h no site da Editora Fi.

A obra traz uma análise do caso Jessica Piovani, mulher trans, potiguar, que estava em situação de rua na praça da sé, em São Paulo, no início da pandemia da Covid-19. Nesse período, viralizou nas redes sociais um vídeo em que Jessica Piovani reivindica seus direitos enquanto cidadã.

O livro será disponibilizado em formato e-book, gratuitamente, na plataforma on-line da editora. Aos que preferem a leitura em versão física, podem adquiri-lo, também, no mesmo site.

O prefácio foi escrito pela jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Mônica Mourão. Para ela, o livro traz um olhar de reconhecimento da humanidade de pessoas e grupos discriminados.

“O livro “Elas existem” faz uma relação fundamental entre comunicação e direitos humanos, com foco na população trans. Vocês lerão o texto de um jornalista sensível às desigualdades, que busca compreendê-las através da pesquisa e também trabalha para transformá-las”, escreveu a professora.

A obra é resultante de uma pesquisa científica realizada na UFRN.

Sobre Allan Almeida

Nascido em Natal/RN, Allan Almeida é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especialização em andamento em Assessoria e Gestão da Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP).

Atuou como repórter na agência de reportagem norte-rio-grandense Saiba Mais. Foi, também, produtor e mediador do podcast e programa de rádio sobre Direitos Humanos “Pra frente é que se anda”, transmitido nas rádios das Universidades Federais do Ceará (UFC) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente, é Assessor de Imprensa no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Serviço

Lançamento do livro “Elas existem”
Quando: Quarta-feira, 4 de maio
Onde: Site da Editora Fi
Valor: Gratuito (E-book)