Empresa Guanabara recebe Moção de Repúdio da Câmara Municipal de Extremoz


Vereador Rafael Correia é autor da moção de repúdio em desfavor da empresa Guanabara

A Câmara Municipal de Extremoz aprovou nesta quinta-feira (12) uma moção de Repúdio em desfavor da empresa Guanabara. A proposição do vereador Rafael Correia (PP) cita notória incompetência da permissionária na prestação dos serviços de transporte de passageiros no Município. 

“Há muito tempo os moradores reclamam de problemas como superlotação, frota reduzida, não cumprimento de horários, má qualidade dos veículos e ausência de sistema de refrigeração. Por ser a única empresa atuante no transporte público intermunicipal na cidade, os usuários se veem obrigados a utilizar um serviço ineficiente e de baixa qualidade”, justificou o parlamentar.

A empresa Guanabara recentemente entrou com demanda judicial para proibir a circulação de alternativos e vans que iam de Extremoz até Igapó, realizando apenas metade do percurso feito pelos ônibus de sua frota, o que afetou diretamente os moradores de bairros mais distantes do centro da cidade.

Buscando atender a demanda da população, o vereador Rafael Correia apresentou em novembro de 2021 um Projeto de Lei (ainda em trâmite) para viabilizar o sistema de integração com a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Única.  No entanto, a Guanabara Empresa não demonstrou qualquer interesse em se adequar a situação.

Moção de Repúdio

A Moção é uma proposta apresentada a uma Assembléia Parlamentar, por um de seus membros, para que ela se manifeste sobre determinada questão, incidente ali verificado ou a respeito de ato de interesse comum que exprime o seu pensamento ou vontade. Pode ser moção de apoio, de solidariedade, de desconfiança, entre outros. 

Diante das reclamações e problemas enfrentados pela população e o a indisponibilidade conciliatória, a Moção de Repúdio à pessoa jurídica Guanabara Empresa de Transporte tem o objetivo de zelar pelo bem comum do povo e pela qualidade de vida de todos os cidadãos de Extremoz.